Terapia Reiki no Sistema Único de Saúde: sentidos e experiências na assistência integral à saúde
Estudo escrito por Mariana Monteiro Amarello, Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos, Káren Mendes Jorge de Souza. Publicado em Revista Brasileira Enferm. 2021;74(1): e20190816.
Resumo do estudo sobre Terapia Reiki no SUS
Objetivos: compreender os significados da terapia Reiki, no Sistema Único de Saúde, com base nas experiências de usuários e terapeutas.
Métodos: estudo de história oral temática, realizado com 12 usuários e 11 terapeutas de Reiki, em três serviços públicos de saúde, no município de São Paulo SP, em 2018. As entrevistas foram transcritas e categorizadas, mediante análise de conteúdo temática, com auxílio do Atlas.ti.
Resultados: para os entrevistados, o Reiki aciona uma energia universal, oferecendo benefícios ao corpo, à mente e ao espírito. O engajamento dos terapeutas em tal prática foi motivado pelo desejo de realizar trabalho voluntário. Os usuários afirmam buscar essa terapia para superar um estado de sofrimento e utilizar práticas naturais.
Considerações Finais: os significados e as experiências com a terapia Reiki são plurais, mas convergem na compreensão dessa prática como produtora de saúde, bem-estar e qualidade de vida, por meio do cuidado centrado no ser humano integral.
Descritores: Toque Terapêutico; Terapias Complementares; Sistema Único de Saúde; Assistência Integral à Saúde; Pesquisa Qualitativa.
Fonte: Scielo.br
Podes ler o PDF do estudo aqui…