Será que a prática de Reiki afeta o Karma de alguém?
Karma significa ação e nós podemos gerar resultados das nossas ações através dos pensamentos (mente e coração), das palavras e do nosso corpo. Geralmente quando se pensa em karma, vamos logo para o que possa ser negativo e alguns praticantes perguntam-se “pode o Reiki afetar o karma de alguém?”. Pode isso ser prejudicial para uns ou outros, ou para todos?
Karma – será que Reiki afeta alguma coisa?
Tocar neste assunto significa mexer com as crenças individuais de cada um, mas convém clarificar algo que faz muita confusão.
Em primeiro lugar, o Mestre Usui nunca falou em algo como a prática de Reiki resgatar Karma ou algo que fosse envolvido com o karma. Aquilo que construiu foi um método, que dentro da cultura japonesa se define como uma prática de tratamento natural, que se abstém de religião ou movimento espiritual.
Depois, é impossível não haver a interferência de “karma” nas interações que todos nós temos, porque karma é ação e todos nós pensamos, ou falamos, ou agimos de alguma forma em relação aos outros. Por isso, quer seja futebol, ou Reiki, passear ou realizar um ato médico, tudo é uma ação, logo um karma que não só é referente ao próprio como vai ao encontro das condições do outro.
No entanto, fica ainda a questão, será que Reiki proporciona um karma positivo?
Para o compreendermos basta focarmo-nos no propósito, ao qual o Mestre Usui dizia “A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz…”. Este conceito, além do que nos é direto no entendimento de uma vida mais pacífica e feliz, refere-se também ao alcançar o estado de iluminação. Será isso um karma positivo ou negativo? Depende do que consideres importante para a tua vida…