
Porque é difícil estar enraizado?
Estar enraizado não é apenas estar conectado com a terra, de um ponto de vista energético, é sentir que existe uma ligação que nos ancora à terra e que faz com que o fluxo que vem do “céu” (Reiki) esteja equilibrado com o fluxo da “terra” e toda a energia flui corretamente em equilíbrio. Mas porque é tão difícil para nós estar enraizado?
Estar enraizado poderá ser fácil, mas requer consciência
Quando estamos enraizados, é como se a nossa presença ficasse mais clara, mais afirmada no nosso próprio espaço mental. Os pensamentos não se dispersam tanto e parece haver uma melhor capacidade de discernimento e resolução.
Sentimo-nos mais fortes e mais capazes, mas porque?
Compreender o que nos leva a não estar enraizado, ajuda a perceber a importância do enraizamento.
Quando temos demasiada energia mental, causada pelo “excesso” de pensamentos, preocupações e ansiedade, é como se a nossa cabeça ficasse a flutuar num grande balão. E isto acontece porque a nossa atenção fica ainda mais presa nos próprios pensamentos, fazendo-nos ter a impressão de que somos “cabeça no ar”.
Então, enraizar é algo que nos ajuda muito a harmonizar essas condições. A energia mental em excesso consegue ser escoada e tudo parece estar mais estável em nós.
Uma forma simples de te enraizares é imaginares que o corpo é como uma árvore e dos teus pés saem raizes que se ancoram e agarram à terra. Outra forma é colocares as palmas das mãos viradas para o chão e imaginares que te estás a ligar ao chão, como se as mãos fossem um íman. Esta é uma técnica muito interessante para desenvolveres sensibilidade.
O enraizamento não é algo que dure muito. Para te sentires enraizado tens que fazer a prática até várias vezes por dia.

