Vegetariano ou não, sendo praticante de Reiki
Será que ao seres praticante de Reiki deves tornar-te vegetariano? Esta é uma questão que assombra muitos praticantes, e a outros até traz novos ventos de mudança…
Ser vegetariano ou nem por isso
A prática de Reiki pede-nos, em primeiro lugar, uma maior presença em nós mesmos, uma maior coerência, o que irá levar-nos a uma maior ligação com o mundo que nos rodeia, incluíndo pessoas e todos os seres vivos.
Para compreender se o praticante de Reiki deve ser vegetariano, vamos fazer uma viagem no tempo para ver como era com o Mestre Usui. No Japão daquele tempo, a alimentação base era o arroz, que podia ser acompanhado com vegetais ou peixe. Nem tanto carne pois não havia condições necessárias para criar animais em quantidade suficiente para tal, apesar de haver quem a comesse. Outro aspeto cultural importante é que os monges budistas, de algumas escolas, no Japão, podiam comer peixe ou carne, assim como casar-se. Em todas as refeições a comida é agradecida. Portanto o vegetarianismo não vem de uma obrigação por parte do fundador do método.
Por exemplo, eu não como qualquer tipo de carne e ainda vou comendo algum peixe, o que nem sempre é fácil, mas sinto-o necessário por enquanto. Ou seja, adapto a alimentação à necessidade interior.
Creio que esse é o ponto importante, sentirmos o que o corpo precisa e dar-lhe o melhor. Claro que também um excelente nutricionista nos pode encaminhar para o melhor plano de acordo com as nossas condições.
Ser totalmente vegetariano é uma opção que deve ser tomada em consciência, respeitando todos os seres vivos e a nós próprios incluindo, no tempo que será certo para todos. Os vegetais hoje em dia, não são também o melhor pois têm fertilizantes e a água já não é como era, por isso o nosso fígado lida com tantas toxinas para processar.