
Será que Reiki pode prejudicar a gravidez ou provocar um aborto?
Há temas que não são fáceis de falar, mas merecem ser esclarecidos. Um dos grande receios é se Reiki provocará o aborto ou se pode prejudicar na gravidez de uma mulher. Para percebermos melhor esta resposta, temos que compreender que Reiki não é uma vontade que temos, não é uma energia nossa que manipula a outra pessoa, mas sim algo tão natural e com uma função tão natural como o oxigénio. O oxigénio está para o nosso corpo, na mesma medida que Reiki está para a nossa energia.
Reiki não prejudica a gravidez, nem provoca um aborto… porque?
Tu tens Reiki em ti e esse mesmo Reiki está ao teu redor. Essa vitalidade serve para o nosso equilíbrio e harmonia e o corpo reage da mesma forma que reage à ingestão de água, de alimentos ou de oxigénio.
Quando aplicamos Reiki a uma grávida, na verdade, a energia será para ela, não para o bebé, pois ele cresce com as condições energéticas que os pais lhe dão.
Ao longo de mais de 20 anos de prática continua e diária de Reiki, nunca houve uma situação de complicações devido à aplicação de Reiki, antes pelo contrário. Então… qual o benefício que Reiki traz?
Como Reiki auxilia a gravidez
Um dos propósitos do método do Mestre Usui é o de trazer o equilíbrio ao nosso byosen, ou seja à irradiação do que não está bem. Esse equilíbrio é o que nos traz uma sensação de bem-estar físico, é como se a energia retomasse o seu fluxo natural e todo o peso saísse de nós.
Por outro lado, pode também ajudar a aliviar a dor, exatamente por essa mesma circulação de energia. Numa grávida, existem, por várias condições, bloqueios do fluxo da energia. Por isso, um tratamento de Reiki traz sempre um alívio e sensação de bem-estar.
Mas este bem-estar vai além do físico, é também uma sensação interior de paz, pois a energia ajuda-nos a tomar contacto com nós próprios, é como se dissipasse as “nuvens escuras” que tantas vezes guardamos no nosso interior. As preocupações de uma gravidez, trazem muitas vezes a tensão que nos retira da harmonia necessária.
Por outro lado, ajuda também a criar uma ligação com o bebé, pois traz um mergulhar de consciência da mãe ao seu interior, onde a sua sensação poderá ser diferente perante a vida que está a crescer em si.
Os bebés que nascem de mães que receberam Reiki, têm um brilho diferente nos primeiros tempos, possivelmente pela energia que esteve a fluir ao seu redor e proporcionou um espaço de acolhimento mais pacífico e reconfortante.
Reiki não é um milagre, pelo contrário, é o que de mais natural existe, por isso mesmo a sua interação com uma grávida é simples e harmoniosa.
Podes ler alguns estudos que ajudam a compreender o efeito e benefícios de Reiki:

