Reiki

O meu sentir com o Braco

No Festival de Bem-Estar de 2023, tive a oportunidade de estar novamente nas quatro sessões do Braco no apoio à apresentação e, tendo que estar atendo à audiência, não consigo estar a usufruir do seu olhar (gazing).

No entanto… este ano tive três oportunidades de sentir melhor, não só o seu olhar mas também presença.

Braco, o sentir requer presença, em todos os sentidos

Antes de cada sessão de olhar do Braco, o Jorge Coelho faz sempre um momento de recolhimento e preparação, mas isso não quer dizer que realmente estejamos preparados. A nossa expectativa é, por vezes, algo de muito exigente na atenção e leva-nos a desviar do que realmente está a acontecer, como se houvesse uma história que queremos encontrar, mas que não é isso que acontece no momento. Surge a decepção.

Por outro lado, podemos estar influenciados pelas experiências dos outros, o que nos pode limitar, também pela expectativa.

Podemos estar também focados na nossa dor, ou em outras ocupações, o que nos desvia a presença necessária para sentir.

Tive a oportunidade de estar frente a frente com ele, quando fomos apresentados e senti, o seu olhar. Tive outra oportunidade quando tiramos a fotografia e também senti a sua presença. A última sensação foi na primeira sessão de domingo, onde mesmo não olhando diretamente para ele, senti a energia a preencher o espaço e a fazer “aumentar” o tamanho da minha além da dimensão do corpo.

O sentir que tive, pela presença do Braco, foi muito bom, pois houve um contacto de pessoa para pessoa, de ser para ser… talvez por isso tenha tido estas sensações. Quem é o Braco, não sei dizer concretamente, mas que através dele algo extraordinário é veiculado, isso sim.

Novamente, para sentir, como o Jorge Coelho diz, precisamos estar presentes no momento e acrescento, ausentes das nossas próprias questões, para que possamos aproveitar da melhor forma possível a incrível oportunidade do momento.

Estar presente é preciso, se queremos sentir.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/