Sem categoria

Sê grato

O terceiro princípio de Reiki, que deve ser vivido com plena atenção é o da expressão da gratidão, Kanshashite (感謝して). Sê grato é uma indicação, um comportamento, que nos pode ajudar a sanar as questões levantadas pelos dois princípios anteriores, Não te zangues e Não te preocupes.

A gratidão pelos princípios de Reiki

A gratidão pede-nos para observar-nos as coisas boas que chegam à nossa vida, mas também aquelas que são desafiantes. Ambas são parte do mesmo caminho na nossa vida e querermos apenas aceitar as coisas que nos são boas, pode inibir-nos de compreender aquilo que nos poderá levar a uma vida ainda melhor.

A pergunta “o que este desafio me pode ensinar?” é uma das grandes lições deste terceiro princípio.

Por exemplo, se determinada situação te traz angústia e ansiedade, porque ela perturba a tua calma? Porque não confias em ti para a resolver? O que te pode ensinar a vivência deste desafio?

Estar consciente desta impermanência na vida faz-nos fica mais elucidados e ajuda-nos a aceitar melhor as mudanças que tantas vezes ocorrem sem querermos.

Só por hoje, vale a pena ser grato, sentir como as coisas boas preenchem a nossa vida, e como as outras nos desafiam a melhorar…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.