Filosofia de Vida

Sê bondoso

Hito ni shinsetsu ni (人に親切に), sê bondoso. Este é o quinto princípio que o Mestre Usui nos deixou e pede para partilharmos o maior tesouro que podemos ter – a compaixão, a bondade, o amor.

Ser bondoso – o desafio para si mesmo e para o próximo

Será o último princípio o mais fácil de todos?

Não, ser bondoso não é a atitude mais simples de todas, podemos até fazer um esforço para o ser para com os outros, mas essa bondade fica incompleta se não o formos totalmente para connosco. É isto que os princípios de Reiki nos convidam a fazer. A saber olhar para nós mesmos, a saber encontrarmo-nos nos outros e compreender que todos temos as mesmas necessidades.

Ser bondoso é capaz de ser o maior de todos os desafios, porque se o conseguirmos ser para connosco, compreendemos que a vida deve ser vivida em harmonia, que vale a pena ter confiança em nós próprios, que as lições e desafios que a vida nos traz são para nos melhorarmos e que se fizermos este caminho com diligência, encontraremos o significado de uma vida mais pacífica e feliz.

E porque não ser bondoso para comigo mesmo? O que me possa impedir de o ser?

Estas são as grandes questões que nos podem ajudar a compreender que, na verdade, nada nos impede de sermos merecedores, principalmente de afeto por nós próprios.

Vale a pena ser bondoso, para connosco, para com todos, para com a vida… Só por hoje.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/