
Sê bondoso
Hito ni shinsetsu ni (人に親切に), sê bondoso. Este é o quinto princípio que o Mestre Usui nos deixou e pede para partilharmos o maior tesouro que podemos ter – a compaixão, a bondade, o amor.
Ser bondoso – o desafio para si mesmo e para o próximo
Será o último princípio o mais fácil de todos?
Não, ser bondoso não é a atitude mais simples de todas, podemos até fazer um esforço para o ser para com os outros, mas essa bondade fica incompleta se não o formos totalmente para connosco. É isto que os princípios de Reiki nos convidam a fazer. A saber olhar para nós mesmos, a saber encontrarmo-nos nos outros e compreender que todos temos as mesmas necessidades.
Ser bondoso é capaz de ser o maior de todos os desafios, porque se o conseguirmos ser para connosco, compreendemos que a vida deve ser vivida em harmonia, que vale a pena ter confiança em nós próprios, que as lições e desafios que a vida nos traz são para nos melhorarmos e que se fizermos este caminho com diligência, encontraremos o significado de uma vida mais pacífica e feliz.
E porque não ser bondoso para comigo mesmo? O que me possa impedir de o ser?
Estas são as grandes questões que nos podem ajudar a compreender que, na verdade, nada nos impede de sermos merecedores, principalmente de afeto por nós próprios.
Vale a pena ser bondoso, para connosco, para com todos, para com a vida… Só por hoje.

