Como fazer meditação a andar
Há uma praia maravilhosa que gosto muito e tem um truque extraordinário para aprendermos a fazer meditação a andar.
A meditação a andar é uma prática que ajuda a desenvolver a concentração e é muitas vezes usada alternadamente com a prática de meditação sentada, principalmente nas escolas de tradição Chan.
A meditação a andar e como a compreender
Parece estranho como poderemos fazer meditação a andar, mas na verdade é bastante relaxante e não só, permite-nos sentir mais a nossa presença na vida e cada movimento nela, que terá sempre uma consequência.
Nesta praia que gosto muito, existe uma zona com muitas rochas afiadas que estão, muitas vezes, tapadas pela areia. Ao caminhar, é preciso estar com toda a atenção presente em cada passo. Quando o pensamento de outras coisas além deste caminhar surge, há uma grande probabilidade dos nossos pés se magoarem. O pensamento vem e leva-nos, é como se fosse um balão que nos projeto para o alto, para o local onde está o pensamento e não para este momento. Assim, há que regressar sempre à atenção do momento presente.
Ao fazer a meditação a andar, presta atenção ao movimento de cada pé, sente desde o calcanhar às pontas dos dedos dos pés, cada movimento feito. Corrige a postura do corpo. Sente-te presente em cada pequeno momento. Parece simples? Não é, tens que estar atento a cada momento e até te poderás sentir trapalhão ao início… Não tem problema algum, continua.
Esta é uma prática maravilhosa que te ajuda a crescer na concentração, mas também no sentir de ti mesmo e da tua presença extraordinária na vida.
Podes ler mais sobre meditação em Reiki, Meditação e Consciência.
|
2 comentários
Vitor Manuel Pera Arrenega
Muito obrigado
Maria Helena Santos
Muita Gratidão ❤️