
Porque coisas más acontecem a pessoas boas
Por vezes vemos coisas tão más a acontecer a pessoas que fazem tantas coisas boas e claro que a dúvida surge e por vezes até alguma indignação – porque acontecem coisas más a pessoas boas?
Podemos pensar que é por terem condições para ultrapassarem essas situações, ou porque são aprendizagens para a sua vida. Podemos também refletir com uma história que o Buda Sidarta Gautama contava.
Uma reflexão sobre porque coisas más acontecem a pessoas boas
Certa ocasião, Buda estava com os seus discípulos na floresta e surge um Rei, com uma questão muito pressionante. Dizia ele “Buda, antes de te seguir, todas as pessoas temiam-me e faziam o que eu dizia. Hoje, todos tentam enganar-me e não me respeitam, pois deixei de matar e punir duramente pois não acredito mais nisso”.
Buda disse então “vou contar-te uma história… Havia uma cobra muito perigosa debaixo de uma árvore nos terrenos de uma aldeia. Ela assustava e matava os aldeões que se aproximassem. Um dia, um monge decidiu sentar-se debaixo da sombra da árvore para meditar e surge a cobra. “monge, não tens medo de mim?”. Ele respondeu “não tenho medo da morte nem apego por desejar viver, o que há a temer? Apenas mataste e assustaste por teres medo de morrer.”
Ao escutar isto a cobra colocou-se aos seus pés e disse “tens razão foi sempre por medo e por isso a partir de agora não mais o farei”. Nos dias seguintes, vendo que a cobra não os assustava, os aldeões lançaram pedras e injuriaram-na. A cobra voltou ao monge e perguntou “Monge, agora que desejo paz, porque me magoam?”. “Cobra, percebo que entendeste mal o que disse. Não deves regressar à ira, mas não deves deixar de te proteger”.
Depois de contar esta história, Buda perguntou ao Rei “será que, tal como a cobra, compreendeste mal o que ensinei?”. Deves continuar a manter justiça. Ser bondoso não implica abdicar do sentido de justiça ou retidão necessários para manter o equilíbrio interior e também o da sociedade. Por isso, nunca se deve exercer compaixão sem sabedoria.
Poderás ler várias reflexões para a nossa vida quotidiana no livro Tu és Buda.
|

