Budismo

Porque coisas más acontecem a pessoas boas

Por vezes vemos coisas tão más a acontecer a pessoas que fazem tantas coisas boas e claro que a dúvida surge e por vezes até alguma indignação – porque acontecem coisas más a pessoas boas?

Podemos pensar que é por terem condições para ultrapassarem essas situações, ou porque são aprendizagens para a sua vida. Podemos também refletir com uma história que o Buda Sidarta Gautama contava.

Uma reflexão sobre porque coisas más acontecem a pessoas boas

Certa ocasião, Buda estava com os seus discípulos na floresta e surge um Rei, com uma questão muito pressionante. Dizia ele “Buda, antes de te seguir, todas as pessoas temiam-me e faziam o que eu dizia. Hoje, todos tentam enganar-me e não me respeitam, pois deixei de matar e punir duramente pois não acredito mais nisso”.

Buda disse então “vou contar-te uma história… Havia uma cobra muito perigosa debaixo de uma árvore nos terrenos de uma aldeia. Ela assustava e matava os aldeões que se aproximassem. Um dia, um monge decidiu sentar-se debaixo da sombra da árvore para meditar e surge a cobra. “monge, não tens medo de mim?”. Ele respondeu “não tenho medo da morte nem apego por desejar viver, o que há a temer? Apenas mataste e assustaste por teres medo de morrer.”

Ao escutar isto a cobra colocou-se aos seus pés e disse “tens razão foi sempre por medo e por isso a partir de agora não mais o farei”. Nos dias seguintes, vendo que a cobra não os assustava, os aldeões lançaram pedras e injuriaram-na. A cobra voltou ao monge e perguntou “Monge, agora que desejo paz, porque me magoam?”. “Cobra, percebo que entendeste mal o que disse. Não deves regressar à ira, mas não deves deixar de te proteger”.

Depois de contar esta história, Buda perguntou ao Rei “será que, tal como a cobra, compreendeste mal o que ensinei?”. Deves continuar a manter justiça. Ser bondoso não implica abdicar do sentido de justiça ou retidão necessários para manter o equilíbrio interior e também o da sociedade. Por isso, nunca se deve exercer compaixão sem sabedoria.

Poderás ler várias reflexões para a nossa vida quotidiana no livro Tu és Buda.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Proprietário e Editor Geral da Revista Reiki & Yoga. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.