Não te zangues
Os cinco princípios são as ferramentas que o Mestre Usui nos deixou para construirmos uma vida pacífica e feliz. Este valores universais e pilares para o nosso caminho começam com a vivência da nossa consciência no momento presente – Kyo dake wa (今日たけは). O primeiro princípio é não te zangues.
Só por hoje, não te zangues
Ikaruna (怒るな) significa “zangar, não”. Este literal não te zangues traz mais à nossa reflexão do que apenas o sentido de não nos zangarmos. O Mestre Usui faz aqui uma referência a um dos maiores males para a nossa mente, pois a ira tira-nos a razão por um lado e pelo outro mostra-nos que poderemos estar num profundo estado de exaustão.
Não te zangues pede-nos uma profunda reflexão sobre como estamos em relação a nós próprios. Pode o amor por nós próprios sanar a dor e inquietude que venha do exterior?
Então, este primeiro princípio é um convite a sabermos amarmo-nos, a cultivar um grande respeito e cuidado por nós próprios que pode promover uma vida de calma e harmonia interiores. É por isso que em Portugal usamos a forma terapêutica “Só por hoje, sou calmo“.
Não te zangues é um pedido para que conheças a tua inquietude que se pode acumular e fazer surgir a ira, é um desafio para aprenderes a gostar de ti e a respeitares-te, colocando limites àquilo que os outros possam fazer, e um entendimento que não podemos controlar tudo na nossa vida.
“De manhã e à noite”, como o Mestre Usui ensinava… Inicia o dia trazendo paz à tua vida e termina-o refletindo sobre o que te possa ter incomodado e de que forma podes reacender no teu interior essa mesma paz e felicidade.
Podes ler mais sobre os cinco princípios em Reiki, Guia para Uma Vida Feliz.
|
2 comentários
Vitor Manuel Pera Arrenega
Bom dia, muito obrigado
Rute Alexandra Rosario
Bom Dia
A ira leva-nos a um estado de exaustão é um facto. Quando me aborreço e sinto mais intensidade sinto me drenada, está ai a explicação.
Uma excelente semana.