Filosofia de Vida

Não te zangues

Os cinco princípios são as ferramentas que o Mestre Usui nos deixou para construirmos uma vida pacífica e feliz. Este valores universais e pilares para o nosso caminho começam com a vivência da nossa consciência no momento presente – Kyo dake wa (今日たけは). O primeiro princípio é não te zangues.

Só por hoje, não te zangues

Ikaruna (怒るな) significa “zangar, não”. Este literal não te zangues traz mais à nossa reflexão do que apenas o sentido de não nos zangarmos. O Mestre Usui faz aqui uma referência a um dos maiores males para a nossa mente, pois a ira tira-nos a razão por um lado e pelo outro mostra-nos que poderemos estar num profundo estado de exaustão.

Não te zangues pede-nos uma profunda reflexão sobre como estamos em relação a nós próprios. Pode o amor por nós próprios sanar a dor e inquietude que venha do exterior?

Então, este primeiro princípio é um convite a sabermos amarmo-nos, a cultivar um grande respeito e cuidado por nós próprios que pode promover uma vida de calma e harmonia interiores. É por isso que em Portugal usamos a forma terapêutica “Só por hoje, sou calmo“.

Não te zangues é um pedido para que conheças a tua inquietude que se pode acumular e fazer surgir a ira, é um desafio para aprenderes a gostar de ti e a respeitares-te, colocando limites àquilo que os outros possam fazer, e um entendimento que não podemos controlar tudo na nossa vida.

“De manhã e à noite”, como o Mestre Usui ensinava… Inicia o dia trazendo paz à tua vida e termina-o refletindo sobre o que te possa ter incomodado e de que forma podes reacender no teu interior essa mesma paz e felicidade.

Podes ler mais sobre os cinco princípios em Reiki, Guia para Uma Vida Feliz.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.