Filosofia de Vida

Não consigo escutar o outro se não me escutar

Escutar é uma atitude muito valiosa na prática de Reiki. Tudo começa com a capacidade de escutar a nossa mente e coração para que possamos cumprir e entender “a união do eu através da harmonia e do equilíbrio”. Quem devemos então saber escutar primeiro?

Escutar o nosso interior para saber escutar melhor

Quando o Mestre Usui criou a sua Arte Secreta de Convidar a Felicidade, através dos cinco princípios ele trazia um conceito de espaço e atenção muito importante, convidáva-nos a saber estar no momento presente, ou seja, com toda a nossa atenção no que estamos a fazer. Isso implicava que os seus alunos deviam ser capazes de o escutar, mas para o fazer, deviam também saber levar essa escuta a eles mesmos, compreendendo o que a mente e o coração traziam ao consciente, promovendo um diálogo entre pensar e sentir.

Se eu não puder sentir o que penso, também não consigo pensar o que sinto corretamente e isto requer uma capacidade de escuta, entrega e ao mesmo tempo, um amor e benevolência para connosco.

Ao exercitar esta escuta interior, firmando-me em cinco princípios que são pilares do nosso caminho de vida, então poderei construir em mim os recursos que me trarão a melhor escuta do outro… como?

Através de uma presença absoluta neste preciso momento, onde a paz entre a minha mente e coração ajuda a que tudo o que o outro diga não seja interrompido pelo meu ego àvido de se mostrar e validar. Por outro lado, com os cinco princípios, compreende-se também a necessidade de acolher em harmonia, de saber aguardar com confiança e ter gratidão pela experiência a ser vivida.

Este exercício de me saber escutar ajuda-me também a querer percorrer um caminho de vida cada vez mais coerente e em sintonia com aquilo que faz ressoar a minha vida.

Escutar o nosso interior é tão importante como escutar o próximo, pois ambos estão interligados e ajudam-nos a construir uma vida cada vez mais pacífica e feliz. Por isso, por vezes, deparamo-nos com relações onde o outro não nos escuta, ou parece que a nossa voz não faz diferença. São momentos que nos levam ao interior e que nos podem capacitar a saber escutar cada vez melhor a nós próprios.

Como dizia o Mestre Usui… Só por hoje…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.