Filosofia de Vida

A nossa montanha e o bambu interiores, uma reflexão com o Imperador Meiji

Flexibilidade e no entanto com firmeza, não são características fáceis de alcançar, mas a sabedoria da prática de Reiki traz-nos alguns ensinamentos muito valiosos, é como o construir de uma montanha e bambu no nosso carácter, no nosso interior.

A montanha e o bambu

Ter firmeza e coragem na nossa vida, não é algo que surja naturalmente pois desde muito novos que somos confrontados com formas e conceitos sociais que mais nos roubam essa capacidade do que nos capacita. Quando isso acontece, crescemos com medo de enfrentar uma questão porque há o receio de magoar uma pessoa, ou nos magoarmos enormemente. Por outro lado, apesar de fugirmos à situação, não somos flexíveis, tornamo-nos antes rígidos.

Mas o que será que a nossa vida realmente nos quer transmitir? Vale a pena ter firmeza e flexibilidade? Mas como?

O conceito de Montanha e Bambu, foi algo que senti muito ao observar o quotidiano e a filosofia japonesa em 2017. Yama to Take, assim se diz Montanha e Bambu, tem a ver com a construção de uma força espiritual interior que é como um pilar mestre de uma casa, ou como as raizes fortes de uma árvore milenar. Esta força interior, que nos traz firmeza e coragem, é gerada através dos cinco princípios, ou seja, não nos tornamos arrogantes ou insensíveis, muito pelo contrário, sabemos apresentar a firmeza e coragem através da subtileza, calma e bondade.

A flexibilidade, que vem na forma da imagem do Bambu, é aquela que nos ensina que nos ventos mais fortes devemos saber curvar-nos. Curvar perante uma situação não é humilhar, é ter a sabedoria de saber escolher o melhor caminho e ser fluído no processo.

Assim, a Montanha e o Bambu, são características que vamos desenvolvendo através dos valores dos cinco princípios, sendo bondosos mas não subservientes, sendo calmos, mas não passivos, tendo confiança, mas sendo sábios… e tudo isto com diligência e sabendo que a consciência nos pede para viver a cada momento.

Também o Imperador Meiji nos traz a reflexão destes valores através do poema Àgua:

26 — ÁGUA 

A água é flexível, alterando a sua forma de acordo com a forma dos recipientes onde é derramada. 
No entanto, a água tem o poder de furar a rocha mais dura, tal é a sua força. 
As pessoas devem ser flexíveis em todas as situações,
mas devem agir corajosamente, com uma mentalidade forte, quando é necessário.

A sabedoria do Reiki traz-nos isto, recursos infindáveis para o nosso crescimento na vida.

Podes ler mais sobre a Sabedoria do Reiki aqui…

E sobre Reiki, Guia para Uma Vida Feliz, um livro que fala sobre a Montanha e o Bambu, podes ler aqui…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Fernanda

    Que sincronicidade 💫. Hoje ao meditar trouxe a minha imagem mental uma Montanha, na hora não fiz nenhuma associação, mas intuitivamente senti que o momento me pede mais firmeza, confiança e coragem para seguir minha jornada.
    Também é muito valioso o conceito do Bambu, vou adotá-lo. 🙏🏞💫
    Gratidão querido João.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/