
O efeito do Reiki no cansaço e conforto dos pacientes em hemodiálise – um estudo
Neste estudo publicado no The Journal of Science & Healing por Melek Yeşil Bayülgen e Meral Gün, em 2022, mostra como os efeitos do Reiki, pela sua técnica de envio à distância, promove conforto e alivia o caonsaço dos pacientes em hemodiálise.
O efeito do Reiki no cansaço e conforto dos pacientes em hemodiálise
Objectivo
Este estudo prospectivo, mono-cego e randomizado controlado em paralelo foi conduzido para determinar os efeitos do Reiki distante sobre os níveis de fadiga e conforto dos pacientes submetidos a tratamento de hemodiálise (HD).
Métodos
O estudo foi realizado num centro privado de diálise localizado numa das metrópoles da Turquia, entre Outubro de 2020 e Setembro de 2021. Sessenta e dois pacientes que receberam tratamento HD foram alocados aleatoriamente para grupos de intervenção (n = 31) e controlo (n = 31). Reiki Distante foi administrado aos pacientes do grupo de intervenção três vezes por semana durante quatro semanas. As sessões de Reiki à Distância foram realizadas na noite anterior ao dia da hemodiálise do paciente e duraram aproximadamente 36-40 minutos. Aos pacientes do grupo de controlo foi administrado tratamento de rotina sob a política institucional, sem qualquer outra intervenção. Os dados foram recolhidos utilizando a Escala de Gravidade de Fadiga (FSS) e o Questionário de Conforto Geral (GCQ). As medições foram realizadas antes de Reiki ser aplicado, depois de Reiki ser aplicado (o primeiro dia após a 12ª sessão), e quatro semanas após a última medição para avaliar se o Reiki tem um efeito a longo prazo. Os dados obtidos foram avaliados usando Shapiro Wilk, Medidas Repetidas, Qui-quadrado Student’s t, Qui-quadrado Pearson, Qui-quadrado Likelihood Ratio, e testes Qui-quadrado Exacto de Fisher.
Resultados
Os pacientes dos grupos de intervenção e controlo foram estatisticamente semelhantes em termos das suas características descritivas (p>0.05). A pontuação de fadiga do grupo de intervenção diminuiu de 5,42 (SD=1,20) para 3,44 (SD=1,00) imediatamente após a intervenção e 3,21 (SD=0,86) quatro semanas após a intervenção. No grupo de controlo, estes valores foram 4.50 (SD=1.29), 4.70 (SD=1.22), e 4.65 (SD=1.02), respectivamente (p<0.05).
A pontuação total de conforto geral do grupo de intervenção aumentou de 2,86 (SD=0,30) para 3,03 (SD=0,20) imediatamente após a intervenção e 2,98 (SD=0,22) quatro semanas após a intervenção. No grupo de controlo, estes valores foram 2,71 (DP=0,33), 2,63 (DP=0,23) e 2,59 (DP=0,30), respectivamente (p<0,05).
Conclusão
Esta pesquisa demonstrou que o Reiki distante, como um dos métodos não farmacológicos, afecta positivamente a gravidade da fadiga e o nível de conforto dos pacientes que recebem tratamento HD.
Fonte: Science Direct

