Estudos sobre Reiki

O efeito do Reiki no cansaço e conforto dos pacientes em hemodiálise – um estudo

Neste estudo publicado no The Journal of Science & Healing por Melek Yeşil Bayülgen e Meral Gün, em 2022, mostra como os efeitos do Reiki, pela sua técnica de envio à distância, promove conforto e alivia o caonsaço dos pacientes em hemodiálise.

O efeito do Reiki no cansaço e conforto dos pacientes em hemodiálise

Objectivo
Este estudo prospectivo, mono-cego e randomizado controlado em paralelo foi conduzido para determinar os efeitos do Reiki distante sobre os níveis de fadiga e conforto dos pacientes submetidos a tratamento de hemodiálise (HD).

Métodos
O estudo foi realizado num centro privado de diálise localizado numa das metrópoles da Turquia, entre Outubro de 2020 e Setembro de 2021. Sessenta e dois pacientes que receberam tratamento HD foram alocados aleatoriamente para grupos de intervenção (n = 31) e controlo (n = 31). Reiki Distante foi administrado aos pacientes do grupo de intervenção três vezes por semana durante quatro semanas. As sessões de Reiki à Distância foram realizadas na noite anterior ao dia da hemodiálise do paciente e duraram aproximadamente 36-40 minutos. Aos pacientes do grupo de controlo foi administrado tratamento de rotina sob a política institucional, sem qualquer outra intervenção. Os dados foram recolhidos utilizando a Escala de Gravidade de Fadiga (FSS) e o Questionário de Conforto Geral (GCQ). As medições foram realizadas antes de Reiki ser aplicado, depois de Reiki ser aplicado (o primeiro dia após a 12ª sessão), e quatro semanas após a última medição para avaliar se o Reiki tem um efeito a longo prazo. Os dados obtidos foram avaliados usando Shapiro Wilk, Medidas Repetidas, Qui-quadrado Student’s t, Qui-quadrado Pearson, Qui-quadrado Likelihood Ratio, e testes Qui-quadrado Exacto de Fisher.

Resultados
Os pacientes dos grupos de intervenção e controlo foram estatisticamente semelhantes em termos das suas características descritivas (p>0.05). A pontuação de fadiga do grupo de intervenção diminuiu de 5,42 (SD=1,20) para 3,44 (SD=1,00) imediatamente após a intervenção e 3,21 (SD=0,86) quatro semanas após a intervenção. No grupo de controlo, estes valores foram 4.50 (SD=1.29), 4.70 (SD=1.22), e 4.65 (SD=1.02), respectivamente (p<0.05).

A pontuação total de conforto geral do grupo de intervenção aumentou de 2,86 (SD=0,30) para 3,03 (SD=0,20) imediatamente após a intervenção e 2,98 (SD=0,22) quatro semanas após a intervenção. No grupo de controlo, estes valores foram 2,71 (DP=0,33), 2,63 (DP=0,23) e 2,59 (DP=0,30), respectivamente (p<0,05).

Conclusão
Esta pesquisa demonstrou que o Reiki distante, como um dos métodos não farmacológicos, afecta positivamente a gravidade da fadiga e o nível de conforto dos pacientes que recebem tratamento HD.

Fonte: Science Direct

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.