Meditação

O clube de meditação

A meditação é uma prática milenar que consiste na concentração mental em algo, como por exemplo num objecto ou numa ação como a respiração. O principal objectivo é focarmos a nossa atenção e consequentemente, proporcionar um estado de relaxamento.

Os benefícios do Clube de Meditação

São múltiplos os benefícios da prática regular de meditação, entre eles:

  • Redução do stress: a meditação proporciona um relaxamento do corpo e uma redução da produção de hormonas do stress como o cortisol   
  • Melhoria da regulação emocional: a prática regular de meditação pode ajudar-nos a estar mais conscientes das nossas emoções sem sermos sobrecarregados por elas, e a desenvolver-mos melhores capacidades de lidar melhor com emoções difíceis e situações desafiantes. Pode também promover um sentido de compaixão, empatia e bondade para connosco próprios e para com os outros, conduzindo a melhores relações e ligações sociais.
  • Aumento da auto-consciencialização: Um maior sentido de auto-consciencialização permite-nos compreender melhor os nossos pensamentos, emoções, comportamentos e a desenvolver uma perspectiva mais equilibrada e acolhedora em relação a eles. Esta auto-consciencialização pode levar ao nosso crescimento pessoal, a uma melhor tomada de decisões e a uma melhor gestão dos pensamentos e emoções. A meditação melhora igualmente a flexibilidade cognitiva é a capacidade de mudar perspectivas de forma adaptativa e pensar de forma mais equilibrada e flexível. Como tal, a pratica regular ajuda-nos a reprogramar os nossos padrões de pensamento e crenças negativos, levando a uma melhoria do bem-estar cognitivo e emocional.
  • Melhorar o autocuidado: reservar um tempo do nosso dia para meditar significa que damos prioridade ao nosso autocuidado e ao nosso bem-estar e que nos permitimos a encontrar um tempo dedicado à auto-reflexão e ao relaxamento. Este autocuidado pode ser benéfico para a gestão de estados de ansiedade ou de depressão. A pratica regular de meditação é um acto de amor-proprio.
  • Melhoria da saúde mental: A meditação tem demonstrado ter um impacto positivo na saúde mental, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade. Pode também ajudar a melhorar a regulação emocional, aumentar a auto-consciencialização e promover uma perspectiva mais positiva sobre a vida. A prática regular de meditação aumenta a actividade do córtex pré-frontal ao mesmo tempo que reduz a actividade na amígdala, que está associada ao medo e à ansiedade.
  • Melhor saúde física: A meditação tem estado ligada a vários benefícios para a saúde física, tais como a redução da pressão arterial, a melhoria da qualidade do sono, e o aumento do funcionamento do sistema imunitário. A prática regular de meditação pode também promover hábitos saudáveis, tais como uma nutrição mais saudável e o aumento da actividade física.
  • Maior foco e concentração: A prática regular de meditação pode melhorar o foco e a concentração, o que pode beneficiar vários aspectos da nossa vida. Ajuda a treinar a mente para permanecer presente e concentrada, o que pode levar a uma melhor produtividade e desempenho, e a manter-se mais calma em momentos mais desafiantes. Promove igualmente a atenção plena, que é um estado de consciência no momento presente. A meditação é por isso mesmo uma ferramenta poderosa para desenvolver a capacidade de estar no “aqui e agora”.  
  • Melhora o bem-estar geral: A meditação pode promover uma sensação de bem-estar geral, nutrindo a ligação mente-corpo e melhorando a saúde holística da pessoa. Pode ajudar a alcançar uma sensação de equilíbrio, harmonia e paz interior, conduzindo a uma melhor qualidade de vida.

Vivemos tão atarefados nas nossas tarefas diárias e envolvidos nas nossas inúmeras preocupações, que por vezes deixamos de cuidar do nosso bem-estar, do nosso corpo e da nossa mente. Como é fácil ser-mos envolvidos pelo turbilhão de sentimentos e pela agitação mental o nosso estilo de vida demasiados preenchido nos pode provocar.

Se queres cuidar de ti com gentileza, se pretendes abrandar o ritmo e reservar um tempo só para ti, se sentes ser a altura de aprender a meditar, então este clube é para ti!

Juntos vamos cuidar da nossa mente e do nosso corpo fisico, mental, emocional e espiritual. 

Vamos ganhar consciência da nossa respiração, abordando algumas técnicas respiratórias.

Vamos partilhar duvidas e experiências.

E no final de cada sessão, vamos também vivenciar uma meditação guiada para nos ajudar a inspirar a nossa mente depois de mais um dia de trabalho. 

Valor de cada sessão €10

Facilitadora: Ana Sofia Tomé

Contacto: anasofiatome@ser.org.pt

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.