Nível 2 - Okuden

Honshazeshonen

O símbolo que é utilizado na técnica de “Tratamento Ausente”, o Honshazeshonen, continua a ser um grande mistério se não olharmos atentamente para o seu significado profundo… O que ele realmente nos quer transmitir e como está ligado à profundidade do Usui Reiki Ryoho?

O Honshazeshonen e o seu significado

Em japonês, a frase escreve-se da seguinte forma 本者是正念 e é conjugada através de uma ligação de traços que não é comum para qualquer japonês, ou seja, o Mestre Usui tinha um excelente conhecimento não só da caligrafia, mas de sentidos profundos que as frases podem trazer a quem as diz e vê.

A frase, ou como é dito em japonês, o “Jumon” é um ensinamento, uma advertência, uma iniciação. Pode ter vários significados, desde “Esta pessoa corrige os seus pensamentos” a “A minha verdadeira natureza é a mente correta“.

Esta última definição está intimamente ligada aos caracteres que querem dizer “seinen” 正念 – a verdadeira natureza, ou mente primordial, conceitos relacionados com a filosofia budista. Esta frase representa então um dos conceitos profundos da prática de Reiki – a melhoria da mente para alcançar a nossa própria verdadeira natureza. Tal como o Mestre Usui dizia que o seu Usui Reiki Ryoho era para a “melhoria do corpo e da mente“.

Compreendendo o significado deste símbolo, chegamos cada vez mais perto ao significado do Método criado pelo Mestre Usui. O que no ocidente chamamos de envio de Reiki, é mais amplo do que era feito no tempo do Mestre Usui, hoje em dia enviamos reiki para situações, para animais, para o planeta, para tantas outras coisas, mas quando o Mestre Usui criou a técnica, ela era dedicada a cuidar da pessoa quando não podia estar presente para receber Reiki, para alívio do seu byosen. Não só era a energia que fluía para a pessoa, mas também um sentido de correção da sua mente para que regressasse ao seu “estado original” de paz e felicidade.

A sabedoria do Reiki tradicional japonês ajuda-nos a compreender porque praticamos Reiki, isso, conjugado com as novas técnicas ocidentais, traz riqueza ao praticante. Por isso mesmo, vale a pena praticar… Só por hoje…

Podes ler mais sobre o ensino do Mestre Usui no livro Reiki Usui.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.