Nível 3 - Shinpiden

A importância do Nível 3 de Reiki, o Shinpiden

O nível 3 de Reiki, o Shinpiden, representa o momento em que mais profundamente temos recursos para nos tratar e também tratar os outros. Shinpiden significa Ensinamentos Misteriosos e refere-se ao nosso trabalho de descobrimento e cura interior.

O Nível 3 de Reiki e porque é importante

Reiki é uma vivência contínua que começa no primeiro dia em que aprendes Reiki. Chegar ao nível 3 de Reiki, significa que passaste pelo menos um ano de prática, com o nível 1 e nível 2 de Reiki. Praticaste nas aulas, vivenciaste em casa e no teu dia-a-dia.

Ao longo deste tempo foram surgindo dúvidas e elas trouxeram clareza sobre a prática e, principalmente, sobre ti mesmo.

Reiki é um caminho para uma vida pacífica e feliz, como dizia o Mestre Usui e no nível 3, temos aquilo que eram chamados os “ensinamentos misteriosos”, ou seja, o aprofundar da nossa ligação connosco e com o universo, o tratar das questões mais profundas. O nível 3 de Reiki ajuda-nos a compreender melhor a necessidade de coerência, o porque de algumas questões que consideramos kármicas, os desafios que parecem vir de família e também o nosso próprio desafio de vida.

O Daikomyo, o quarto símbolo de Reiki, é também um guia para a nossa própria luz interna e para nos ligarmos à vida e ao universo, assim como o entendimento da nossa espiritualidade.

É um nível extraordinário, de prática interior, de vivência profunda, que vai de nós ao outro e regressa com o enriquecimento da experiência e da presença.

Livros recomendados para o nível 3 de Reiki

Neste nível, como vamos aprofundar mais a prática terapêutica, são recomendados dois livros:

  • Reiki, Guia do Método de Cura, que abrange a prática profissional de Reiki e as várias formas de tratamento. Este livro está também publicado no Brasil, pela Bambual Editora
  • Só por Hoje, Estou aqui para ti, que é um guia para a prática empática e compassiva com Reiki.

Estes livros ajudam-te a aprofundar a experiência do entendimento do byosen, das formas de tratar as doenças mais comuns e a compreender aprofundadamente como vivenciares a prática terapêutica em consulta, ou mesmo no teu voluntariado.

E o que vem a seguir ao nível 3 de Reiki?

Temos então o Gokukaiden, A Transmissão dos Ensinamentos Misteriosos, ou seja, o ensinar a ensinar, também uma jornada muito bonita e o completar de um ciclo.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.