O compromisso na prática de Reiki, um caminho de bondade
Quando o Mestre Usui criou o seu método em 1922, ele propunha a Arte Secreta de Convidar a Felicidade como sendo uma forma de alcançarmos a Melhoria do Corpo e da Mente. Quando refletimos sobre que compromisso devemos ter na nossa prática de Reiki, podemos compreendê-lo melhor ao observar essa mesma arte.
O compromisso é um caminho de bondade
Compromisso significa a relação de empenho que temos perante algo ou os outros, mas este empenho precisa em primeiro lugar por nós próprios, pois somos o motor da nossa própria responsabilidade sobre o que pensamos, falamos e agimos.
Então surge a pergunta… que compromisso tenho para comigo mesmo no meu bem-estar?
O Mestre Usui pode ajudar-nos na resposta sobre este compromisso – ele dizia que era “Só por hoje…”
Cuidar de nós mesmos é a base para tudo, incluindo o saber cuidar dos outros.
Então, quer eu esteja neste caminho da prática de Reiki para cuidar de mim, ou para cuidar dos outros, em primeiro lugar devo mesmo observar o compromisso que eu tenho…
O compromisso não deve ser encarado como algo rígido ou pesado, muito pelo contrário, como o Mestre Usui nos ensina, ele é para ser vivido de uma forma bondosa, pois irá ajudar-nos a não nos irritarmos tanto na vida, compreendermos melhor as nossas preocupações e saná-las através da gratidão e de um modo de vida correto.
Compromisso é um caminho de bondade que vai de mim ao outro e liga todo o mundo com um só propósito, o de viver uma “vida pacífica e feliz“.
Por isso mesmo, juntamos as mãos em gassho e recitamos os cinco princípios… Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso… Um momento de cada vez… um dia de cada vez… experimenta.
Podes ler mais sobre a Arte Secreta de Convidar a Felicidade em Reiki Usui
|