Reiki em Hospitais

Hospital de Urgências de Sergipe promove ações voltadas para a saúde do servidor

Atividades fazem parte do projeto de práticas integrativas “Cuidando do cuidador”, promovido pelo setor de Humanização do Huse

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), por meio do setor de Humanização, deu início nesta terça-feira, 14, às atividades do projeto “Cuidando do cuidador”, uma parceria da unidade hospitalar com o Movimento Popular de Saúde de Sergipe (Mop’s). Trata-se de uma ação de práticas integrativas e complementares que visa à saúde e bem-estar dos servidores do órgão.

Durante todo o dia, dezenas de profissionais da unidade compareceram ao auditório para participar da ação, que contou com serviços de massoterapia, reiki, yoga, escalda pés, reza, auriculoterapia e fitoterapia. Segundo a gerente da Humanização, Ellen Oliveira, a prática, iniciada no hospital ainda em 2021, surgiu como forma de cuidar da saúde física e psicológica de cada trabalhador.

“Sabemos que o ambiente hospitalar é sempre de muita pressão, com esses profissionais trabalhando incansavelmente para salvar vidas. Pensando na valorização e bem-estar desses heróis, iniciamos, há dois anos, as práticas integrativas voltadas à parte física e mental do servidor. É uma forma de cuidar de quem cuida da população, melhorando a qualidade de vida desses servidores que atuam em diversas linhas de frente do hospital”, destaca a gerente.

Jonas de Santana, funcionário do Huse, foi um dos participantes e aproveitou a prática. Na oportunidade, ele falou sobre a importância da realização dessas atividades que promovem o bem-estar de todos os servidores. “É uma ação formidável, muito atraente, que envolve sensação de conforto e de valorização de todos que trabalham aqui”, disse.

Maria Conceição trabalha no serviço social do pronto socorro da unidade e destaca que essas terapias ajudam os profissionais no dia a dia. Adepta do reiki, ela diz que se trata de uma energia de cura. “As terapias alternativas são importantes para a saúde mental dos profissionais. Isso é bom para abrir a compreensão dos profissionais e das pessoas porque muitas doenças são provocadas pela questão emocional. E o reiki é uma energia de cura”.

O clínico-geral e psiquiatra do Huse, Edney Vasconcelos, é um dos idealizadores do evento. Ele trabalha no setor de intercorrências da unidade hospitalar e também esteve no evento. De acordo com o médico, existem expectativas de ampliação dos serviços para o ano de 2023.

“Atualmente, as práticas integrativas e complementares à saúde estão voltadas para os profissionais que atuam no Huse. Nosso objetivo este ano, é que possamos expandir esse atendimento para pacientes e acompanhantes que ficam nas alas do hospital”, informou.

Próximo encontro

Ainda, de acordo com a gerente da Humanização, as práticas integrativas seguirão ao longo de 2023. “O projeto prevê a realização de encontros a cada 15 dias, preferencialmente às terças-feiras. Portanto, a próxima ação está prevista para o dia 28 de janeiro, também no auditório do Huse. Esperamos contar com a adesão de mais profissionais da unidade”, finalizou Ellen Oliveira.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – SERGIPE

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.