
RTalk – Duas Práticas, com Claire O’Shea
Partilho convosco um RTalk muito interessante de René Vögtli com Claire O’Shea sobre “Duas Práticas”. O video está legendado em português.
Já fugi no passado de falar sobre Reiki porque muito rapidamente poderia polarizar – enquanto o objectivo de RTalk é o oposto, ou seja, a reconciliação.
Para introduzir esta expansão conceptual, tenho o prazer de vos apresentar uma mulher que conseguiu percorrer o seu caminho com duas práticas.
René Vögtli
Fonte: Reiki Reconciliation
RTalk – “Duas práticas”
Claire O’Shea é uma adepta de duas práticas de Reiki: Usui Shiki Ryoho (estilo Reiki Alliance) e Jikiden Reiki. Uma escolha, um acto de corda bamba? Ou tão naturalmente coexistente como duas árvores diferentes numa floresta?
Claire O’Shea é uma adepta de duas práticas de Reiki: Usui Shiki Ryoho (estilo Reiki Alliance) e Jikiden Reiki. Uma escolha, um acto de corda bamba? Ou tão naturalmente coexistente como duas árvores diferentes numa floresta?
0:00 René esboça a sua intenção de explorar a agilidade que duas práticas podem proporcionar, mas também o potencial de lealdades divididas. E apresenta Claire, cuja actividade Reiki começou em 1987.
5:11 Definição de ‘prática’ e primeiro encontro com Reiki numa aula de mediação. “Fiquei impressionada e o Reiki tem sido a minha meditação desde então”. Claire acabou por se tornar uma mestre em ambos os estilos.
9:01 Diferenças e a declaração de Tadao Yamaguchi: Não mudes o que estás a fazer, mas não mistures as práticas. Não crie um híbrido.
Um exemplo da linha de apoio da Reiki Alliance que fornece tratamento a pessoas necessitadas.
12:12 A energia do reiki é a mesma. Assim dizem os principais protagonistas do mundo Reiki. Os estilos e as práticas diferem. Sabendo mais do que um, será que causa conflito de interesses e lealdade dividida ou cria agilidade, sinergias e enriquecimento?
16:14 Em Jikiden, o Sr. Yamaguchi diz a forma como as coisas correm. Em Usui Shiki Ryoho, muitos sentiram o direito de mudar o que aprenderam.
As pessoas são atraídas por qualquer versão de Reiki e a decisão cabe a elas.
22:10 A diferença entre os ramos de Usui Shiki Ryoho e Jikiden pode ser menor do que se pensa.
26:46 Haverá um dilema de ter de escolher um em vez do outro? Capacitar o estudante é essencial.
29:38 Experiências de conflitos nos anos 90 e ainda hoje com uma vantagem de fazer o que está errado. “Não há certo ou errado, desde que o faça com integridade”.
33:41 O caso da irmã de Claire com COPD e Covid. Quando se trata de ajudar, Claire diz: “Atiro-lhe tudo menos a pia da cozinha”.
38:43 As pessoas aprendem o Reiki a que se sentem atraídas, é uma questão de desenvolvimento humano individual.
Claire O’Shea
Claire ensina e pratica Reiki como um Mestre Usui Shiki Ryoho Reiki desde 1988. Entrou para a Reiki Alliance em 1989, onde é membro sénior.
Claire tem também formação em Jikiden Reiki, uma forma japonesa de Usui Reiki, e desde 2010 é uma Jikiden Reiki Shihan ou Professora associada ao Instituto Jikiden Reiki em Quioto, Japão.
Claire dirige o Emerald City Reiki Center, Seattle, onde são oferecidos tratamentos de Reiki, bem como aulas em Jikiden e Usui Shiki Ryoho.
O seu website: https://e-mcity.com
Referências
09:58 Kotodama: Enquanto outras culturas têm semelhanças com o kotodama, tais como o mantra, alguns japoneses acreditam que a “palavra espírito” é única na língua japonesa. https://en.wikipedia.org/wiki/Kotodama
12:38 A entrevista-documentário com Phyllis Furumoto: https://reiki-conciliation.org/projects/reconciliation-along-the-path-of-mastery/

