Mestre de Reiki - Mente Vazia
Reiki A Energia Universal

A taça vazia – ou a atitude necessária para aprender a ser Mestre de Reiki

É muito natural percorrermos um caminho e o querermos terminar, o mesmo acontece no método de Reiki, é muito natural querermos chegar ao último nível e sermos um Mestre de Reiki. Mas com que mente vamos nesse percurso e de que forma estamos realmente predispostos a escutar e aprender?

Aprender a ser um Mestre de Reiki através de uma mente vazia

A atitude de mente vazia que devemos ter é um ensinamento implícito nas técnicas de meditação como o Joshin Kokyu Ho, ou Gassho Kokyu Ho e faz parte do sentido profundo do terceiro símbolo e da atitude que devemos ter no nosso dia-a-dia com o “Só por hoje“.

Na seguinte história Zen, conseguimos compreender um pouco o sentido da necessidade de uma mente vazia:

Nan-in, um mestre japonês durante a era Meiji, recebeu um professor universitário que veio questionar sobre o Zen.

Nan-in serviu chá. Ele encheu a chávena do visitante e depois continuou a servir.

O professor observou o transbordamento até que já não se conseguia conter. “Está cheio. Já não vai encher mais!”

“Como esta chávena”, disse Nan-in, “estás cheio das tuas próprias opiniões e especulações”. Não te posso mostrar o Zen a menos que esvazies a tua chávena primeiro?”

Se queremos mesmo ser um Mestre de Reiki devemos saber escutar com uma mente vazia. Porquê?

Porque em primeiro lugar estaremos a escutar para aprender e em segundo lugar estaremos a escutar para ensinar.

Se a nossa mente estiver cheia de nós mesmos, não conseguimos aprender o que nos ensinam, então o que vamos ensinar se nada escutamos?

É tão bom poder cultivar essa mente de aprendiz e sentir que estamos numa constante aprendizagem na vida. É ter uma mente predisposta e curiosa que nos traz alegria e não presunção. Praticar a mente vazia, a escuta presente, é um hábito necessário no percurso para se ser Mestre de Reiki. E quando chegamos a esse momento?…

Podes ler mais sobre o percurso para Mestre de Reiki e o ensino de Reiki em Reiki, a Energia Universal.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.