Aprender o Nível 1 de Reiki
Nível 1 Shoden

O nível 1 de Reiki, Shoden, o início da prática de Reiki

Shoden (初伝) os primeiros ensinamentos são representados no ocidente pelo nível 1 de Reiki, esta é a base de aprendizagem do método criado em 1922 por Mikao Usui.

O nível 1 de Reiki

Aprender Reiki é um caminho para a vida é o que o Mestre Usui chamava de “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, ou seja, um percurso interior onde trabalhamos as nossas questões para melhor compreendermos e alcançarmos a felicidade. E como o fazemos pela prática de Reiki?

No nível 1 de Reiki focamos dois aspectos – a filosofia de vida através dos cinco princípios e a prática da aplicação de energia, que em nós mesmos é chamada de autotratamento.

Um caminho de autoconhecimento e autocuidado

A filosofia de vida, expressa nos cinco princípios traz-nos também a “melhoria do corpo e da mente”, como dizia o Mestre Usui, isto porque aprendemos a construir mais harmonia e a viver com mais confiança em nós mesmos. Na prática de Reiki, desenvolvemos a bondade, que tantas vezes excluímos de nós mesmos, mas que afinal conseguimos perceber que é algo de tão necessário. Se não cuidar de mim, quem cuidará? Se não for bondoso para comigo, quem o será?

O autocuidado é uma expressão dessa bondade, pois ajuda-nos a compreender como é importante o estar para nós e o identificar questões que muitas vezes até nos leva a procurar o médico. Será preciso ter algum dom especial? Não é só preciso é praticar.

Cuidar dos outros com o nível 1 de Reiki

Se através de mim conheço os outros, através dos outros também me conheço a mim. No nível 1 de Reiki aprendemos a aplicar a energia nos outros para que possamos ajudar a cuidar dos nossos familiares e amigos. É ainda uma introdução, mas que te levará a experiências muito interessantes e resultados entusiasmantes.

E depois… a continuidade do nível 1 de Reiki

A seguir ao nível 1, os primeiros ensinamentos, tens o nível 2 de Reiki, que é chamado de Okuden, os segundos ensinamentos. É a continuidade natural que podes fazer após os teus seis meses de prática e que te levarão a um aprofundamento da vivência, das técnicas e das formas terapêuticas para cuidares de ti e dos outros. A partir daqui poderás também desenvolver a tua prática de voluntariado.

Se quiseres um livro para a tua prática de nível 1 e para incluires Reiki no teu quotidiano, aconselho Reiki é Simples.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.