Perseverar na melhoria que Reiki nos pode trazer
O Mestre Usui dizia que o seu método era para a Melhoria do Corpo e da Mente. Este conceito, em japonês, diz-se Kaizen 改善 e significa mudar para melhor, ou melhorar o que não está bem. Algo que hoje em dia encontramos como sendo um processo para a melhoria contínua de produção.
Reiki traz-nos recursos incríveis para a nossa melhoria interna e forma de estar na vida, mas como perseverar naquilo que alcançamos?
A prática de Reiki para a melhoria contínua
No seu poema 19, o Imperador Meiji traz-nos essa reflexão:
Mesmo a bola de cristal sem riscos
Imperador Meiji
pode perder brilho com o pó.
Ninguém é perfeito
Os recursos que a prática de Reiki nos traz são, de uma forma mais simples, a filosofia de vida e a prática do autotratamento.
A filosofia de vida para uma melhoria contínua
O Mestre Usui indicava que os cinco princípios deviam ser recitados “de manhã e à noite”, isso queria dizer que o início do nosso dia, assim como o seu final, devia ser feito com uma mente atenta, presente, para cultivar e refletir sobre algo que pudesse ser necessário para mudar. Saber enquadrar as preocupações, não se deixar consumir pela irritabilidade, entender a gratidão pela vida, sendo diligente no seu trabalho e bondoso é o desafio para qualquer praticante de Reiki.
Por isso mesmo, o Só por hoje nos pede que todos os dias tenhamos essa atitude de melhoria contínua. Se há um dia em que as coisas não correm tão bem, não faz mal, refletimos no que há a mudar e prosseguimos com o nosso trabalho para que tal seja possível.
Lembra-te – sê bondoso para contigo, a mudança não acontece de um dia para o outro, tudo leva o seu tempo e tens que ser tolerante contigo mesmo.
O autotratamento para uma melhoria contínua
Cuidar de nós mesmos significa estar atento às nossas necessidade e ao que o corpo requer de energia. Também esta é uma prática que deve ser avaliada diariamente. Nem sempre para estarmos todos os dias a aplicar o autotratamento completo, mas compreendermos que determinada parte pode estar a precisar de mais energia e que deve ser cuidada durante mais tempo, observando mais do que apenas os efeitos que sentimos, ou seja, tentar encontrara a causa para o nosso desequilíbrio.
Como o fazer?
Experimenta colocar a mão num sítio com desconforto. Deixa fluir Reiki e tenta perceber se as tuas mãos querem ir para outra parte do corpo. Assim poderás estar a perceber onde mais há desequilíbrio ou mesmo a origem dele.
A melhoria contínua na prática de Reiki é algo que deve estar sempre presente em nós por uma simples razão – a de querermos o nosso melhor e maior bem. Melhorar não é um castigo, muito pelo contrário, uma benece para nós e para os outros.
Podes aprofundar a tua prática através das cartas técnicas Reiki para o Corpo e a Mente.
2 comentários
NINA
Excelente.
Elisabete S.
Muito obrigada.