Autotratamento

Como criares a tua rotina com Reiki

Quando iniciamos um curso de Reiki começamos um percurso que pode ser transformador para a nossa vida e uma rotina ajuda-nos a enraizar aquilo que sentimos ser bom para nós. No entanto, nem sempre é fácil criarmos rotinas, ou por vezes até as temos mas desvalorizamos.

A rotina para a prática de Reiki, para a melhoria do corpo e da mente

O Mestre Usui apresentou-nos o seu método como sendo para a “melhoria do corpo e da mente“.

Como criar uma rotina com a Filosofia de Vida

O Mestre Usui recordava-nos que devíamos recitar os cinco princípios de manhã e à noite, ou seja com o início e final do nosso dia. Isto quer dizer que a filosofia de vida deve estar sempre presente na nossa mente. Recordando-nos dela quando começamos o dia, para que estejam presentes estes valores connosco e fazendo uma revisão à noite, para que possamos observar o que pode ser ainda melhorado.

Os cinco princípios constituem um bálsamo para o nosso crescimento, pois são simples e podem ser aplicados em todas as situações. Assim, ao longo do teu dia, se tiveres alguma questão, tenta recitar e observar o que os cinco princípios te trazem de reflexão.

Como criar uma rotina com o autotratamento

No tempo do Mestre Usui, a aplicação do autotratamento era orientada para uma atenção no desequilíbrio que poderíamos sentir através do byosen, ou seja, do desequilíbrio que surgia quando o praticante colocava a sua mão no corpo. Depois, a Mestre Takata instituiu uma obrigatoriedade de prática de 21 dias de autotratamento após a sintonização.

O que poderá ser melhor? Dependerá de ti mesmo. Escolhe a melhor hora, ou seja, aquela que sentes que Reiki te ajuda a estar bem, assim como o melhor local para estares confortável.

Creio que devemos criar a rotina de nos escutar internamente… todos os dias. Assim, se sentes que há um desconforto na barriga, coloca lá a tua mão e deixa fluir Reiki. Se sentes um desconforto no joelho, a mesma coisa. Então a rotina do autotratamento pode ser a da escuta interna e o do cuidado do momento.

No entanto, podes também aplicar Reiki em todas as posições que te foram ensinadas. Se tiveres tempo, cria o teu espaço para cuidado. Se quiseres acende incenso e usa música, mas não é obrigatório e depois dedica-te a cuidar de ti pelo menos durante 20 minutos. Recorda-te de fazeres o banho seco primeiro e recitar os cinco princípios. No final, agradece sempre.

Experimenta ler o livro Reiki é Simples, que é dedicado à arte de cuidares de ti mesmo e tem vários exemplos para o autotratamento.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.