Bondade
A bondade faz parte dos preceitos criados pelo Mestre Usui na sua Arte Secreta de Convidar a Felicidade. É o quinto princípio que nos remete à benevolência, à vontade de fazer bem e saber cuidar de forma genuína.
Na prática de Reiki, como aplicamos esta bondade?
A bondade praticada no quinto princípio do Usui Reiki Ryoho
Não fazer o mal, mas praticar o bem, é um ato de bondade, assim como dar de forma genuína aquilo que é mais necessário ao outro. Tanto se aplica a bondade na direção do nosso próximo, que podemos esquecer-nos de levar esta atitude tão positiva para nós mesmos.
E será que a bondade deve ser aplicada também de mim para mim?
A melhoria do Corpo e da Mente que o Mestre Usui propõe, é dedicada a nós mesmos e por isso, qualquer princípio deve ser também trabalhado em nós próprios. Por isso mesmo, o Mestre Usui convidava-nos a saber estar presentes em harmonia, com confiança, gratidão, diligentemente, sabendo viver com bondade.
Mas será a bondade para connosco uma forma de egoísmo?
Não é. Ser bondoso para connosco é saber escutar as nossas necessidades, é saber ter pulso em nós mesmos antes de cairmos, olhar e cuidar das nossas feridas e também saber pedir ajuda.
Quando nos preenchemos de bondade, podemos ser bondosos para com os outros. Se tivermos ausência de bondade, mas a quisermos dar aos outros, irá tornar-se apenas um desejo com uma vontade de retorno.
Na prática de Reiki podes manifestar a bondade por ti mesmo praticando os cinco princípios e fazendo o autotratamento. Cuida do teu coração e observa a tua mente, cultivando bons pensamentos, construindo boas emoções e memórias. Lembra-te… só por hoje…
Podes trabalhar mais estes aspectos com o livro Só por hoje… estou aqui para ti.
|