Técnicas de Reiki

A técnica do pensamento positivo para crianças

O Nentatsu Ho, ou a técnica do Pensamento Positivo, foi criada pelo Mestre Usui para cultivarmos um pensamento apropriado que nos auxiliasse na preocupação e inquietações do nosso dia-a-dia.

Esta técnica, é “simples” e pode também ser usada por crianças ou em crianças.

O Pensamento Positivo para Crianças

Formar um pensamento positivo pode ajudar-nos a ultrapassar muitas questões simples e que tantas vezes nos levam a enraizar num problema ainda mais profundo e negativo. Os pensamentos mais densos e negativos, infelizmente, surgem também nas crianças e além de todo o apoio profissional, porque não complementar com Reiki?

A criança aplicar nela mesma o Pensamento Positivo

Já muitas crianças aprendem Reiki, hoje em dia, mas esta técnica também pode ser aplicada por quem não tenha ainda aprendido Reiki. Tudo está centrado na capacidade de mentalizar, de focar o pensamento positivo.

Então, podes dizer à criança para colocar a mão na testa e, se for confortável, a outra na nuca. Enquanto tem as mãos na cabeça, mentaliza o seu pensamento positivo. Por exemplo, vamos imaginar uma situação em que a criança tem estado a comer muitos doces e começa a sentir que não está bem, então pode pensar algo como “Eu estou bem, não preciso de comer mais doces”. E deixa este pensamento positivo ficar mais e mais presente na sua mente, até mesmo visualizando o colocar de lado os doces e ir brincar.

Apesar da criança poder fazer esta técnica sozinha, é sempre ideal ter o acompanhamento do adulto, para a ir orientando.

Como aplicar numa criança a técnica do Pensamento Positivo

A técnica completa é colocar a mão esquerda na testa da criança e a direita na nuca, mas se vires que não é muito confortável para ela, simplifica. Por exemplo, basta teres a mão esquerda na testa.

Combina com a criança qual o pensamento positivo que ela quer criar e explica-lhe para ela o ver como se fosse um pequeno filme em que ela está presente.

Muitas vezes as crianças têm receio de ir para a escola, por isso vamos pegar nesse exemplo. Então a criança pode criar um filme baseado no pensamento positivo de “Eu gosto de ir para a escola e consigo resolver todas as coisas”. Como se se imaginasse feliz na escola.

Então, coloca as mãos, se for possível, ou apenas uma, indicando à criança para se manter nesse pequeno filme de pensamento positivo, enquanto tu também tens esse pensamento positivo e deixas fluir Reiki.

A prática da técnica do Pensamento Positivo é muito útil para as crianças… experimenta.

O ideal é repetir sempre o mesmo pensamento positivo pelo menos uma semana.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.