Imperador Meiji

O teu esforço compensa

Ontem um aluno chegou à aula molhado por ter chovido durante o seu caminho na longa subida até ao espaço da Ser. O seu esforço fez-me lembrar um poema do Imperador Meiji.

Quando a Sabedoria do Reiki nos fala sobre o esforço

Está a nevar,
o que quase tira o pouco calor do fogo.
Um homem idoso veio
sem esperar pelo dia quente.

Imperador Meiji

O poema 30 do Imperador Meiji, escolhido pelo Mestre Usui, fala-nos do esforço por aquilo que vale a pena, um esforço que por vezes não olha ao conforto para que se alcance o objetivo pretendido.

Esforçar para ir a uma aula de Reiki é dizer a si mesmo… “eu vou fazer algo que é bom para mim”. Quando ultrapassamos as adversidades, que nos podem surgir de tantas formas, incluindo o mau tempo, para aprender a cuidar de nós mesmos, há um mérito que não pode ser esquecido.

Reiki traz-nos não só a capacidade de cuidarmos de nós mesmos ou dos outros, mas também de crescermos no meio das nossas adversidades e obstáculos internos. Superar um caminho, esforçar fisicamente para alcançar algo é também construir uma força espiritual interior que nos faz ir além de nós mesmos, na direção do que somos.

Só por hoje…

Podes ler mais e refletir com os 125 poemas do Imperador Meiji em A Sabedoria do Reiki, um livro que acompanha 155 cartas.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.