Reiki em Hospitais

O papel da Saúde Integrativa no atendimento a pacientes sob cuidados paliativos

Enquanto profissionais da saúde, na área da enfermagem, sempre pensamos em como aliviar o sofrimento, tanto do paciente como da família, para além do cuidado com sua saúde física. Encontramos, nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), um importante meio para direcionar a assistência aos nossos pacientes, a fim de promover a ampliação deste atendimento.

As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde e qualidade de vida, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Como exemplo, podemos citar a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Arteterapia, Meditação, Musicoterapia, Reiki, Yoga e Aromaterapia, dentre outras.

Desde que a Rede de Hospitais São Camilo de SP implementou o Núcleo de Saúde Integrativa, em parceria com diversos profissionais e apoio da diretoria, passamos a oferecer Reiki, musicoterapia e meditação, com um olhar especial aos pacientes que estão sob cuidados paliativos.

As práticas têm como pilar o tratamento do indivíduo como um todo, relacionando atendimento interdisciplinar com a medicina tradicional, objetivando oferecer uma abordagem multidisciplinar e um cuidado com efetividade e mantendo o foco nas necessidades do paciente para ampliar sua autonomia.

Diversos estudos norteiam e reforçam as evidências de que as práticas integrativas auxiliam no manejo dos sintomas, visando garantir a busca por um fim de vida livre e sem sofrimento, possibilitando assistir ao paciente em paliativo e sua rede de apoio com técnicas de abordagens menos invasivas, principalmente no tratamento de doenças graves e de prognóstico reservado.

Esse trabalho gratificante ganha ainda mais significado quando percebemos, através dos relatos dos pacientes, a efetividade das práticas integrativas, sobretudo nos aspectos emocionais, psicossociais, afetivos e espirituais.

Diariamente, recebemos depoimentos sobre a sensação de acolhimento, afeto, carinho e contribuição no manejo sintomático, que despertam a memória afetiva, principalmente, de pacientes com diagnóstico de demência, no apoio aos familiares que estão vivenciando o luto antecipatório.

O acolhimento proposto pelas técnicas comprova que o paciente encontra muito mais conforto e bem-estar, colaborando para uma vida com mais qualidade, independentemente do seu prognóstico.

Com isso, vivenciamos experiências enriquecedoras e que nos encorajam a continuar. As práticas integrativas, sem dúvida, ampliam o sentido do “cuidar”. É quando uma música, um toque, um olhar diferenciado são capazes de criar uma conexão que vai além do tratamento medicamentoso.

Clarissa Somogy de Oliveira, Andressa Yuri Arakari Gelmetti e Michele Dantas dos Santos Peres são enfermeiras especializadas em Cuidados Paliativos e atuam no Núcleo de Saúde Integrativa da Rede de Hospitais São Camilo SP

Fonte: Portal Hospitais Brasil

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.