Tratamentos de Reiki

A importância da intenção, a prática ocidental e tradicional de Reiki

Tudo o que fazemos tem uma intenção, a maior parte das vezes de forma absolutamente inconsciente, mas a verdade é que no fundo há sempre um intento em tudo o que é feito.

Na prática de Reiki, no ocidente, usamos também o conceito de intenção para o fluxo da energia. Hoje quero partilhar um pouco mais sobre este tema.

A intenção e a prática de Reiki

Na forma como o Mestre Usui criou a prática terapêutica de Reiki, a intenção estava subentendida no propósito da “melhoria do corpo e da mente”. Tal acontecia através da sensibilidade do praticante para descobrir e compreender o byosen no corpo da pessoa e depois deixar fluir Reiki até esse byosen desaparecer, ou melhorar.

Então, na prática de Reiki tradicional, não existia uma intenção consciente no fluxo da energia. Era passiva e orientada ao tratamento do byosen, ou irradiação do desequilíbrio na pessoa.

Algo que tinha uma intenção genuína eram as técnicas para a “mudança dos hábitos” e o “tratamento ausente” a que chamamos de envio de Reiki.

Na prática ocidental, já surgiu muito o conceito de intenção. Ele vem como uma forma de focarmos o que estamos a fazer. Por exemplo, “que a energia flua para auxiliar a pessoa a ficar mais calma”.

Este tipo de colocação da intenção, sempre de forma apropriada ao utente, sem desejo pessoal, é uma forma de foco mental, até mais para o praticante que propriamente para a energia, pois esta irá sempre para aquilo que trará a harmonia e equilíbrio da pessoa.

Assim, a intenção é algo de importante para nos mantermos concentrados e atentos ao nosso objetivo, mas também devemos saber estar atentos às mudanças e aos sinais que nos pedem alterações. Por isso mesmo é comum surgirem alterações ao longo de um tratamento, o que fará mudar a intenção.

Reiki ensina-nos a não sermos rígidos, mas sim a fluirmos e a escutarmos a sabedoria da vida.

Se quiseres, podes ler mais sobre os tratamentos no livro Reiki Guia do Método de Cura.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.