Imperador Meiji

A arte de contemplar a vida

Meditar faz parte da prática de Reiki, mas por vezes esquecemo-nos que contemplar é uma parte dessa mesma prática. A contemplação traz-nos a capacidade de observar a realidade tal como ela é, mas vendo a beleza que tudo tem através da compreensão.

A sabedoria do Imperador Meiji para contemplar a vida

No seu poema 74, o Imperador Meiji fala-nos sobre as flores de cerejeira, algo de tão importante na cultura japonesa onde existem festivais e momentos apropriados para a contemplação de tão belas árvores e flores.

Neste poema, ele diz:

Como é bonito ver as cerejeiras selvagens que parecem nuvens,
Mostrando-se através dos pequenos pinheiros…!

Imperador Meiji

Mesmo nos lugares inesperados podemos encontrar beleza, mas ela também pode ser apreciada unicamente se a nossa mente e coração estiverem predispostos para a observar.

Para cultivarmos esta predisposição, precisamos recordar-nos da lição valiosa do Só por hoje… ou seja, conseguirmos estar presentes neste momento e observarmos as coisas tal como elas são, a vida como a vida, as pessoas como as pessoas. E aí sim, encontramos a beleza nas coisas até mais estranhas, pelo entendimento que alcançamos.

Podes refletir mais com as cartas dos poemas do Imperador Meiji em A Sabedoria do Reiki.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.