
Será que a forma como colocamos os dedos das mãos influencia a energia?
A postura das mãos juntas, que em japonês se chama Gassho, requer as palmas e os dedos das mãos juntos, mais ou menos à altura do peito, mas haverá algum problema se os dedos ou as palmas estiverem mais afastados?
Os dedos das mãos juntos ou separados. Que influência têm?
A posição Gassho é uma postura e atitude que fazem parte da cultura japonesa. Por um lado refletem o respeito para com o outro, ou uma atitude de interioridade e concentração. Geralmente, as palmas devem estar juntas, assim como os dedos das mãos.
No entanto, algumas pessoas têm uma anatomia que se apresenta com as palmas mais côncavas e os dedos mais afastados, naturalmente e em estado de relaxamento.
Será que isso influencia a forma como se percepciona a energia?
Poderá depender de pessoa para pessoa.
Em primeiro lugar, a prática de Reiki requer um corpo relaxado, por isso, se a pessoa estiver a fazer esforço poderá estar a perder concentração e não sentir a energia. Então, por aqui, é claro que o praticante pode ter as mãos juntas da forma mais natural possível para o seu corpo.
Depois, há pessoas que têm uma maior percepção da energia quando os dedos das mãos estão mais afastados, é como se criassem uma espécie de rede energética ou “disco de uma parabólica”, onde conseguem sentir melhor a energia daquela região. Se assim é contigo, não tem problema algum.
Então, Reiki não é uma obrigação, nem vai contra o nosso próprio corpo, podemos adaptar e escutar. Depois, quando tudo está bem enraizado em nós, porque não experimentar as palmas e os dedos das mãos juntos? São tudo experiências que nos fazem sempre crescer, no sentir… e na prática.
Podes ler várias indicações de como Reiki era praticado no tempo do Mestre Usui no livro Reiki Usui.
|


Um comentário
Maria Helena Martins
Perfeito , e maravilhoso desde que deixarmos fluir , sentir a energia .