Filosofia de Vida

Os teus medos e como reiki pode ajudar

O Mestre Usui dizia que o seu método era a “Medicina Espiritual para todas as doenças”, ou seja, a forma de tratamento para todos os nossos desequilíbrios e um deles é o medo.

Literalmente podemos pensar que o Mestre Usui considerava o método uma medicina, mas não, ele o descrevia como uma forma de tratar e o conceito de todas as doenças é uma expressão usada para contemplar tudo o que há de condições. Na verdade, ele indicava duas grandes condições para o nosso desequilíbrio – a inquietude (ou raiva) e a preocupação.

Os medos e como os podes serenar com Reiki

Os medos podem evitar situações que nos coloquem em risco. Eles podem surgir com base na nossa experiência de vida, mas também como algo que já vem inato, uma passagem fruto da experiência humana dos que nos antecederam. O medo ajuda-nos, por exemplo, a reconhecer a cara de zangado do chefe e a corrigir uma atitude ou ação. Pode e é, na maior parte dos casos algo de muito positivo para nós.

O medo é necessário, não podemos querer eliminá-lo, mas precisamos compreender que ele faz parte de nós e é uma emoção como qualquer outra. Que atenção damos às nossas emoções e a quais?

O Mestre Usui indica-nos que a preocupação é uma fonte de desequilíbrio e esta pode ativar o medo e o medo ativar a preocupação, por isso mesmo, devemos aprender a confiar mais em nós mesmos e a regularmos o nosso sentir interno, não nos afundando nas percepções, mas sabendo dar respostas tranquilizadoras ao corpo e à mente.

Uma das formas de o fazeres é a seguinte:

  • Senta-te confortavelmente;
  • Coloca as mãos em gassho;
  • Sente se é para ti elas estarem perto do peito, se não for coloca antes as mãos juntas ao coração;
  • Como te sentes? O que se passa contigo neste momento? Com o corpo e com a mente?
  • Quando quiseres, experimenta expirar profundamente, como se deitasses fora todo o ar que existe no teu corpo e sustém um pouco a respiração;
  • Depois, inspira devagar e vai-te preenchendo de ar, como se fosse a primeira vez que cumprimentas a vida;
  • Retorna a uma respiração mais normal;
  • Como te sentes?
  • Se tiveres alguma pressão interior, volta a repetir estes passos.

Outra das formas que temos para lidar com o medo, pela prática de Reiki, é o conseguirmos estar presentes em nós mesmos, mas para isso primeiro temos que aliviar a nossa pressão interna, que foi o exercício que fizemos.

Depois, é também cuidarmos de nós mesmos… através do autoratamento, mas também através do riso e da felicidade. A alegria preenche-nos e o medo acalma-se. Ser bondoso é também trazer diversão e contentamento para a vida.

Já sabes, questões exigentes devem ser tratadas com os profissionais de saúde competentes, Reiki é apenas uma prática integrativa e acima de tudo uma filosofia de vida.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Proprietário e Editor Geral da Revista Reiki & Yoga. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.