O esforço correto para não seguires padrões
O hábito é também uma forma de poupar energia, mas seguirmos padrões que não são hábitos saudáveis para a mente, pode levar-nos a um desgaste muito maior.
Corrigir a mente pode parecer exaustivo, mas o esforço correto vai compensar.
Ultrapassar os padrões da mente através de um esforço correto
O que significa um esforço correto?
Esta é uma atitude de empreendimento contínuo para com aquilo que sentimos ser bom para nós. Este não é um ato de indulgência, mas sim de bondade incondicional para com o nosso amor próprio e sentido de vida.
Então, tendo um sentido do que é genuinamente bom para nós, compreendemos que a mente se apega a coisas que não são as mais corretas para nós, tal como a dúvida, a melancolia, a ambição desmedida, a preocupação desmesurada. Quando queremos prosseguir através de um esforço correto para ultrapassarmos os padrões doentios que estão enraizados em nós, podemos centrar-nos em cinco pilares.
O Mestre Usui pedia para estarmos no momento presente, para vivermos conscientemente cada um destes pilares. É esta atitude, que através destes pilares, nos leva a um estado de despertar. Estar no momento presente é leve…
Então só por hoje… Sou calmo. Não te apegues às inquietações ou à raiva e às emoções destrutivas. Elas surgem porque na vida precisamos compreender que não controlamos nada e que nem sempre conseguimos compreender tudo, mas que a criação de harmonia interior nos leva às maiores realizações. Esta harmonia é o pilar para a ponte que nos leva à confiança.
Só por hoje… confia. A preocupação faz parte do nosso instinto de sobrevivência, mas pode congelar-nos se apenas escutarmos a preocupação e nos deixarmos invadir pelo medo. Lembras-te das palavras do Mestre Usui? Confia no Universo que o Universo confia em ti. Assim como o medo faz parte de nós, também a confiança. Já viste como tu conseguiste sempre fazer tudo? Olha para o teu momento presente. Mesmo com dificuldades há coisas boas que te iluminam. Essas surgem pela confiança que tu tens. Confiar significa acreditar… e não há nada de mais importante na vida que acreditarmos em nós mesmos… se não o fizermos, quem o fará?
Só por hoje… sou grato. O pilar da gratidão é como um bálsamo que nos alivia as dores dos nossos percursos pela vida. É uma forma de nos expressarmos com entendimento com aquilo que se passa connosco e com a nossa jornada pela existência. Como é bom podermos reconhecer as coisas maravilhosas da vida que temos a cada momento e também as dificuldades que nos fazem crescer tanto.
Só por hoje… trabalho honestamente. Sê verdadeiro contigo. Não há nada de mais importante. É a verdade que nos ajuda a compreender que um medo pode ser apenas uma pequena chamada de atenção e não mais do que isso, ou que uma tristeza pode não ser mais do que uma chamada de atenção ao amor que ausentas de ti mesmo. Quando te compreendes percebes que a harmonia e confiança são essenciais e que nunca estás só na vida, porque em primeiro lugar estás contigo mesmo.
Só por hoje… sou bondoso. Gostar de nós nem sempre é fácil por toda a bagagem da nossa vida, mas o amor é como um vento suave, quente e acolhedor que nos inspira, preenche e traz contentamento. Sem este amor por nós próprios, não conseguimos chegar aos outros harmoniosamente, nem os outros conseguirão preencher o vazio que eventualmente nós sentimos. Construir esta bondade por nós próprios, ajuda a ultrapassar os padrões que nos levam a aumentar o vazio que se encontra na vida.
A mente apenas faz aquilo a que se habitua a fazer. Mudar padrões é educar a mente. É por isso que praticamos os cinco princípios e os devemos colocar em prática todos os dias. Não é de um dia para o outro, mas é algo que vai ficando em nós e sendo construído com cada vez segurança e solidez.
Vale a pena este esforço… por nós e por todos.
Um comentário
Maria da Conceição
Divino, só por hoje..