Autotratamento

O despertar do coração com Reiki

A 29 de Setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração e é do coração que tanto sentimos Reiki. Como é que esta prática nos desperta tanto o sentir e os bons sentimentos?

A prática de Reiki como forma de despertar o coração

Em japonês, 心, este caracter (kokoro) define coração e também mente. Ambos são indissociáveis nessa cultura e claro que também nós compreendemos que tudo está interligado e nada separado. Cada vez mais vamos reconhecendo que não existe apenas o cérebro a comandar o corpo, mas que órgãos como o coração e mesmo os intestinos têm um papel vital na nossa saúde mental, por exemplo.

A prática de Reiki, como o Mestre Usui dizia era para a melhoria do Corpo e da Mente/coração e isso acontece através da bela transformação que os cinco princípios nos trazem.

Na verdade, a prática de Reiki não cria algo de novo, mas potencia todo o maravilhoso que já reside em nós mesmos. A grande dificuldade é conseguirmos alcançar o que somos, porque o perdemos de vista algures na nossa jornada pela vida.

Então, começamos a prática de Reiki com as mãos juntas, as mãos em gassho. Este simples gesto orienta-nos para o nosso interior. Experimenta e vê como parece que a atenção se começa a voltar para dentro.

Se tiveres muitas preocupações, medos, raiva, tudo isso começará a surgir, a vir ao de cima, mas apenas para que possa sair. A única questão é… deixas sair sem te apegares?

Se houver algo que te traz apego… reflete com os cinco princípios.

Porque esta situação me inquieta. Porque não confio em mim? O que tenho a aprender? Onde devo colocar a minha energia para resolver a questão? Como a resolver com bondade para mim e para todos?

E aqui, o nosso coração começa a despertar, a querer comunicar mais com a mente, indicando que também o que sente é importante.

Em termos de energia, uma forma também interessante para tratar o coração é tratar a região abdominal primeiro. Irá ajudar-te a aliviar a pressão da energia emocional que tantas vezes se reflete nessa zona. E depois sim, porque não colocares uma mão no chakra cardíaco e outra no plexo solar? Deixa a energia fluir e permite-te estar e sentir.

Quando cuidamos do coração descobrimos muitas coisas maravilhosas. Claro que por vezes temos primeiro que deixar sair as mágoas e tristeza, os pesos e as dores, mas até esses são uma ilusão se nos lembrarmos que naquele jardim maravilhoso do nosso coração nós nos encontramos com a maior paz e com amor incondicional.

Só por hoje… vale a pena cuidares do teu maravilhoso coração.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.