
Criar um bom momento presente cura um passado e um futuro
Cheguei aqui a este momento presente. Ele é fruto de todo e qualquer momento do passado e deste presente virão os frutos do futuro. Também noutro momento o presente será passado, assim como o futuro. Mas como curar o passado para vivermos bem este momento presente?
O teu momento presente cura o passado e vitaliza o futuro
Neste preciso momento tudo está bem.
Ou poderá estar mal, conforme a tua mente se apegar ao passado… ou a uma ansiedade por algo futuro.
Quando neste momento presente paras, respiras, há um espaço vazio, amplo e saudável em ti… tudo está bem. Mas não conseguimos sempre viver neste momento, claro que não e muitos momentos da nossa vida são apenas respostas automáticas e, muitas vezes, são elas que criam os nossos maus momentos.
Quando o Mestre Usui criou o seu método foi porque descobriu que há uma natureza verdadeira em nós que é genuinamente feliz… e que a nossa passagem pela vida, por vezes cria um peso mais forte do que achamos poder carregar. Sempre que estamos perto de viver algo que nos faça lembrar esse peso, ele vem ao de cima, pois um pensamento traz uma emoção e uma memória associada.
Por isso mesmo, ele dizia que devíamos colocar as mãos juntas e de manhã e à noite recitarmos os cinco princípios aos quais ele chamava a Arte Secreta de Convidar a Felicidade.
Quando sentires que essa bagagem pesada que carregas está mostrar a sua presença, para por um instante. Respira. Nesse momento tudo está bem. Recita os cinco princípios e fá-los ecoar em ti calmamente. Tudo está bem.
Quando sentes isso, o peso do passado diminui e o momento que constróis a seguir é também mais leve.
Isto é o que precisamos repetir constantemente. O peso da nossa bagagem começa a ficar mais leve porque nos permitimos compreender com bondade e também porque percebemos que vale a pena estar neste momento presente.
Apesar da bagagem ser pesada e apenas tu a carregares, há sempre alguém que te ajudará no caminho a esvaziá-la e também muitas vezes a vida te dará um leve vento para te empurrar e um caminho bonito para seguir.
Podes aprofundar este tópico do momento presente no livro Só por hoje… estou aqui para ti.
|


Um comentário
Vitor Arrenega
Muito obrigado