Filosofia de Vida

A prática e o desapego

Quando os nossos pensamentos nos parecem invadir, a prática e o desapego podem ajudar a serenar a mente e a orientar o nosso estar na vida.

Reiki ensina-nos que devemos praticar e aprender a desapegar esses pensamentos.

Como a prática e o desapego nos ajudam a regular a mente

Yogananda dizia que “as provocações desta vida não vieram para te punir, mas para te despertar”. As situações que nos acontecem vêm ter connosco para uma aprendizagem que nos leva a uma vida em harmonia interior.

No entanto, a forma como a nossa mente encara essas situações, pode transformar qualquer aprendizagem positiva em algo mais pesado.

Então como pode a prática e a atitude de desapego nos ajudar?

O desapego é uma atitude de entendimento. É compreender que tal pensamento ou situação faz parte do passado e que não é necessário trazê-lo para o presente e cultivá-lo no futuro. Essas ações são opções da nossa mente quando não está atenta. E o que o Mestre Usui nos pedia? “Só por hoje” – está presente em tudo o que fazes.

E aqui entra a prática. Não só o cuidar da nossa energia, mas o serenar e higienizar a mente com os melhores pensamentos.

Aqui temos a prática do Pensamento Positivo, ou Nentatsu. Por exemplo se tens um pensamento persistente como “tenho medo que isto aconteça”, substitui esse pensamento com o que precisas no teu bem supremo “eu estou bem e sei que tudo está bem”. Coloca a mão esquerda na testa e a direita na nuca… deixa fluir Reiki e mantém este pensamento. Faz isto várias vezes por dia e durante vários dias.

Sê bondoso para com os teus pensamentos… eles precisam de amor e não de apego.

Isto não é alienar um problema, mas é compreender que uma situação pede o nosso despertar sobre ela, ou seja a aprendizagem que a gratidão por termos passado por ela nos traz. Só por hoje…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.