
Reiki como intervenção integrada do EEESMO na promoção do bem-estar durante a gravidez e trabalho de parto
O relatório de estágio tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na unidade curricular estágio com relatório e cujas atividades permitiram adquirir as competências específicas como EEESMO.
No desenvolvimento deste relatório foi possível integrar o conhecimento adquirido através das sessões letivas, da pesquisa bibliográfica, de momentos de partilha com os peritos, e da reflexão decorrente desta panóplia de contributos sobre o cuidar do EEESMO. De modo a corresponder ao plano de estudos do CMESMO, foi aprofundado um tema no âmbito do cuidado especializado, sendo este: a integração do Reiki no cuidado do EEESMO. Para tal foi necessário realizar uma revisão de literatura, recorrer a peritos que integram no seu cuidado o Reiki e proporcionar Reiki como cuidado integrado às grávidas e parturientes.
Através da literatura concluiu-se que o Reiki é utilizado pelos Enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica, porém a sua prática é pouco divulgada. Identificou-se ainda vantagens como diminuição da ansiedade. Das atividades desenvolvidas, concluiu-se que o Reiki quando integrado no cuidado do EEESMO promove o bem-estar das grávidas e parturientes, aumentando a energia ou promovendo o relaxamento. A descrição das atividades, bem como as reflexões que daí surgiram foram enquadradas à luz de teoria de Jean Watson, a Teoria do Cuidar Transpessoal. Sendo que para a teórica, cuidar tal como o amor [e o Reiki] é a energia primordial, sendo que para que a humanidade persista é essencial sermos mais amorosas e cuidativos alimentando assim a humanidade. Cuidar é assim um meio de permitir o progresso de uma Pessoa em direção a uma elevação do ser e de harmonia entre a mente, corpo e alma.
Podes ler o PDF do estudo aqui…
Fonte: Repositório Comum
Autor: Lourenço, Estela Sofia Ruivo

