Budismo

Porquê? – um ebook sobre budismo

“Porquê?” é uma pergunta simples, mas é também uma pergunta importante. 

O Grande Tratado de Perfeição da Sabedoria diz: “Apenas aqueles que têm fé podem entrar no grande oceano do Dharma”. A fé é o elemento mais importante para entrar no caminho do budismo. Para além da fé, há ainda outra forma importante de entrar no caminho que olha para o “porquê?”, que é entrar no caminho a partir da perspetiva da “dúvida”. 

Há um ditado no Dharma: “pouca dúvida ganha pouco despertar. A grande dúvida ganha um grande despertar. Sem dúvida, não ganha nenhum despertar”. A dúvida é também um método para entrar no caminho do budismo. Se não houver dúvida, não haverá resposta. Uma pergunta desencadeará o pensamento, o que resulta em respostas. Quando uma pergunta é completamente respondida, a fé é desenvolvida e uma pessoa pode ser introduzida corretamente a estudos mais profundos do Dharma. Como resultado, o budismo Chan é o que mais defende o desenvolvimento de uma mente questionadora. Chan começa com um tópico para discussão, seguido pelo levantar de questões. A partir daí, todos desenvolvem dúvidas e investigam “porquê?

“Porquê?” é uma pergunta que é muito profunda, mas também uma pergunta que é maravilhosa, mas difícil de responder. Uma pergunta simples não se torna tão simples quando se perguntam “porquê?”. “Porque é que comemos?” “Porque estamos com fome”. “Porque é que precisamos de comer quando temos fome?” “Porque estamos cheios depois de comer”. “Porque é que nos sentimos cheios depois de comer?” Desde os tempos antigos, as pessoas tomavam a alimentação como um dado adquirido. Se respondermos a essas perguntas com “digestão”, “nutrição”, “excreção”, etc., então as perguntas já não são simples. Foi também por isso que o Dr. Sun Yat-sen usou “comer” como parte dos fundamentos da sua teoria de “saber porquê é difícil, fazer é fácil”. Quanto mais se levantam questões, mais profundas se tornam as questões.

Podes ler todo o livro “Porquê?” do Venerável Mestre Hsing Yun aqui…

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.