Filosofia de Vida

Como a crítica nos pode ajudar a crescer em harmonia

Nem sempre se consegue lidar bem com a crítica e, muitas vezes é até recebida com amargor ou dor, a prática de Reiki pode trazer-nos lições valiosas para compreendermos, escutarmos, digerirmos e melhor lidarmos com a crítica.

Crescer com a crítica pela prática de Reiki

A crítica tem dois aspectos – aquele de quem a escuta e aquele de quem a profere.

Quando escutamos uma crítica, por vezes o coração dói, pois podemos considerar que algo foi feito com amor, mas interpretado como sendo algo errado. Ora, se fazemos algo com amor, fazemos de peito aberto, logo, quando surge a crítica ela atinge mesmo nesse espaço amplo do coração.

Assim, precisamos compreender que existe sempre a motivação de quem faz e de quem recebe, sendo que quem recebe poderá ter uma opinião diferente da nossa. O Mestre Usui, pediu-nos para cultivarmos bondade e gratidão, para que a inquietude e por vezes um sentimento de falta de autoconfiança não nos perturbe.

Para aqueles que muito rapidamente conseguem construir críticas, o Imperador Meiji lança uma reflexão:

39 — CRÍTICA 
Hoje em dia tantas pessoas reclamam e 
criticam os outros, esquecendo 
os erros que cometem…

Imperador Meiji

A crítica pode ser algo de muito construtivo, não só para quem é criticado, como para quem tão facilmente critica. Saber escutar e mudar é um exercício que nos faz crescer em sabedoria.

Por isso mesmo, vale a pena praticar Reiki. Só por hoje…

Podes ler mais sobre os poemas do Imperador Meiji em A Sabedoria do Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.