Autotratamento

21 dias de autotratamento ou só por hoje?

Os 21 dias de autotratamento foi uma prática adoptada pela Mestre Takata, para incentivar os seus alunos a vivenciarem as transformações que Reiki lhes poderia fazer, cultivando alguma disciplina.

Mas muitos praticantes, após os 21 dias, paravam o seu autotratamento, outros ficavam saturados com a ideia de se falharem um terem que repetir novamente, então, como encarar o autotratamento?

Os 21 dias de autotratamento – uma prática de autotratamento a cada dia

21 dias são também considerados um tempo de mudança de padrão, mas a verdade é que se não for continuado, esse padrão ressurge na nossa vida.

Então, a resposta à nossa prática de autotratamento encontra-se nas indicações que o Mestre Usui dava, onde devíamos procurar o byosen, ou seja, o desequilíbrio, e tratá-lo até desaparecer.

A prática dos 21 dias de autotratamento é muito boa para cultivar um hábito em nós, mas pode ser prejudicial se a pessoa se sente pressionada. A prática de Reiki tem a ver com uma tomada de consciência “preciso cuidar de mim, posso cuidar de mim”.

Então, o teu autotratamento pode ser feito de acordo com o “Só por hoje“… ou seja, um dia de cada vez.

Por exemplo, como te sentes hoje? Tens algum desconforto?

Então, de uma forma muito simples, coloca a mão ou as mãos nesse desconforto e fica lá até ele aliviar.

Se tiveres mais tempo, pode primeiro fazer o banho seco, depois recita os cinco princípios tranquilamente, foca-te na respiração com a técnica Joshin Kokyu Ho e finalmente, deixa fluir Reiki pelo tempo que possas.

Experimenta vivenciar o teu autocuidado assim… um dia de cada vez. O caminho é bonito e os resultados surpreendentes.

Podes ler mais sobre estas práticas em Reiki Usui.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.