Autotratamento

Os 21 dias de autotratamento

O conceito de 21 dias de autotratamento foi algo que surgiu no tempo da Mestre Takata. Era uma forma para nós, ocidentais, compreendermos a necessidade de nos tratarmos, mas por outro lado, também servia para depois esses alunos passarem de nível.

Ou seja, por um lado era uma garantia da manutenção do que foi feito no seu dia de curso, por outro, uma prática para os levar ao próximo nível. Naquele tempo a Mestre Takata alterara a forma de ensino que aprendera com o Mestre Hayashi, com encontros regulares, para cursos de um ou dois dias, pois deslocava-se do Hawai para a América Continental.

Os 21 dias de autotratamento

Como era então o autotratamento indicado pelo fundador do método – o Mestre Usui?

Devemos sempre tentar compreender a origem das coisas e as razões pelas quais foram alteradas. Não faz muito sentido apenas fazermos 21 dias de autotratamento… e os restantes dias? Já estaremos equilibrados?

Se fazemos o autotratamento apenas para manter a energia do dia do curso, também não é por aí, porque se a nossa mente se preencher com preocupações, perdemos a ligação a nós mesmos e é essa ligação que nos liga a Reiki.

Então, as indicações do Mestre Usui eram sábias em relação ao nosso cuidado. Ele dizia “de manhã e à noite, recita em voz alta, como a mente te recorda”, os cinco princípios. Esta prática ajuda-nos a manter a coerência, uma mente limpa e um coração predisposto. Depois, ele indicava que devíamos tratar o byosen em nós mesmos, ou seja, quando sentires que algo não está bem, coloca a mão, ou mãos e trata até essa sensação desaparecer.

A prática do autotratamento é isto, é saber cuidar de nós mesmos… todos os dias da nossa vida e não apenas 21 dias de esforço.

A prática de Reiki traz-nos uma imersão à nossa própria vida e mostra-nos claramente o que devemos fazer, para isso basta escutarmo-nos… o que nem sempre é fácil.

21 dias de autotratamento não é um conceito errado, apenas multiplica esses 21 dias por toda a vida, pelo tempo que necessitares. Não é necessário seguir todas as posições criadas pela Mestre Takata, mas sim saber ter atenção ao que precisa ser cuidado, causa e efeito.

Podes rever estes conceitos no livro da celebração dos 100 anos de Usui Reiki Ryoho – Reiki Usui.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.