Compaixão

Cinco passos para um dia mais compassivo

Querer um dia compassivo significa um dia mais leve, com melhor capacidade de resolução e gestão das situações, não só para os outros, mas para connosco também.

Ser compassivo é, em primeiro lugar, compreender que existe algum tipo de sofrimento, inquietação, que nos pode desequilibrar ou aos outros. Isso faz parte da nossa vida, assim como parte do nosso crescimento ultrapassar o sofrimento… para muitos é revelador dos seus próprios desafios de vida.

Cinco passos, cinco princípios para um dia mais compassivo

Na prática de Reiki, o Mestre Usui instruiu-nos com cinco princípios que nos apelam a uma transformação interior.

Ele pede para que tenhamos atenção ao sofrimento que nos traz a inquietude (raiva) e a entrega excessiva à preocupação. Assim, ele pede-nos que possamos estar presentes em tudo o que fazemos, pois é quando estamos presentes que realmente fazemos mudanças na vida.

Uma das formas de ultrapassarmos essa inquietude e preocupação, que é natural em todos nós, é conseguirmos cultivar uma vida de gratidão. Não que sejamos ingratos, nada disso, mas sim que possamos olhar para as situações de sofrimento que atravessamos com o olhar do entendimento de que elas podem ser aprendizagens importantes para a nossa vida.

Estas resoluções de viver com mais calma, com confiança e gratidão, devem ser feitas diligentemente, ou seja aplicando o nosso esforço naquilo que é um meio de vida correto.

Para enfatizar a importância de uma atitude compassiva, o Mestre Usui indica-nos que devemos ser bondosos – para connosco, para com os outros e todos os seres vivos.

Então, quando no trabalho se passam situações que te trazem sofrimento, recorda-te:

  • Escuta-te interiormente, porque a situação te perturba tanto, o que sentes que deves fazer para que regresse a harmonia;
  • Se parece ser algo que mina a tua capacidade de agir, porque não confias em ti?
  • Observa a situação como sendo uma oportunidade de cresceres e não como algo que te esmaga;
  • Onde estás a colocar a tua energia… entregas-te às desilusões e sofrimento ou esforças-te para te alimentares interiormente com o que precisas?
  • Se é necessário seres bondoso para contigo e para com os outros… como o poderás fazer nesta situação?

Assim podemos viver um dia mais compassivo, sabendo agir para a mudança, mas com a força de cinco passos que são firmes e ecoam em todos nós.

Podes ler mais sobre a prática da compaixão em Só por hoje… estou aqui para ti.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.