Reiki começa com Respeito
Ao ler a palavra respeito podes começar que este é um tema sentencioso ou pesado, mas muito pelo contrário, respeito, como tudo na prática de Reiki é uma atitude, em primeiro lugar, para connosco.
A importância do respeito por ti mesmo, na prática de Reiki
O respeito significa que nos entendemos e, para isso acontecer, é preciso escutarmo-nos, o que não é um processo fácil. Então, podemos começar por refletir com os cinco princípios.
O respeito não é apenas fazer o que sentimos que devemos fazer, o que por vezes pode magoar os outros, mas o seguir uma integridade que é comum ao ser humano, pois é no outro que também me revejo a mim mesmo.
Então, como cultivas a harmonia em ti mesmo? Este é o pedido do primeiro princípio.
Como te mostras perante os outros, como os acolhes e ages perante os desafios? Este é o pedido do segundo princípio.
Escutas as lições que a vida te traz? E aquelas que os outros também estão a viver? Este é o desafio do terceiro princípio.
Esforças-te para as coisas que são verdadeiramente importantes para a tua vida? Este é o pedido do quarto princípio.
Sabes nutrir-te com todas as coisas essenciais para a vida, como o amor, e tens a capacidade de as partilhar? Este é o desafio do quinto princípio.
Como vês os cinco princípios podem ajudar-te a refletir como tens cultivado o respeito por ti mesmo. Não é nada de pesado ou de autocrítico, muito pelo contrário, é uma prática acolhedora e compassiva que te pode auxiliar a aliviar, por vezes, aquela dor interna que está em nós como um ruído de fundo.
A prática de Reiki é algo de verdadeiramente maravilhoso, pois é um cuidar de nós, no sentido mais profundo e descobrir que vale mesmo a pena ter respeito por nós mesmos.
Se quiseres, podes ler mais sobre este tema no livro Só por hoje… estou aqui para ti.
|