Autotratamento

O que fazer com os pensamentos que surgem durante o autotratamento

Sabes que é comum ter muitos pensamentos ao fazer o autotratamento?

Quando a nossa mente tem algo que precisa ser trabalhado, o momento de paragem é o momento em que surge tudo o que está guardado, mas podemos usar isso para nosso próprio benefício.

Como trabalhar com os pensamentos que surgem durante o autotratamento

Ter pensamentos é natural, é uma das funções da nossa mente, mas é claro que incomoda quando estamos a meditar ou a fazer o nosso autotratamento.

Estas duas práticas têm algo de comum – são momentos de paragem, por isso mesmo, é natural que todas as nossas preocupações que estavam em segundo plano, surjam. Se isso é algo que te impede de praticares meditação ou autotratamento, escuta o conselho do Imperador Meiji. No poema 48, “Crítica”, o Imperador Meiji escreve:

Se não fizeres o que tem de ser feito porque achas difícil, então nunca conseguirás.

Imperador Meiji

Então, quando estás no teu autotratamento e observas pensamentos a surgirem, pensa que estás a “desintoxicar”, ou seja a deixar sair o que está aí fechado. Nesse momento, deixa-os partir assim como chegam. É como se fossem as ondas do mar que se perdem na areia.

Mantém-te sereno e continua a prática, foca a atenção na respiração ou na energia que flui das mãos, ou mesmo se quiseres, recita os cinco princípios calmamente e a tua mente irá aprender o momento certo para fazer o que deve fazer.

Por outro lado, podes usar esses pensamentos como ferramenta de trabalho. Imagina que estás a tratar o Chakra Cardíaco porque andas mais ansioso. Então, caso queiras, podes observar os pensamentos que surgem, eles poderão ajudar-te a compreender melhor a tua ansiedade. Caso tenhas o nível 2 ou 3, poderás até depois enviar Reiki para essas situações, o que te pode ajudar a lidar melhor com elas.

Como vês, é normal surgirem pensamentos na prática de Reiki e eles podem também ajudar-te. Por um lado, aprende a regular a mente, por outro, a escutar e tratar as tuas preocupações.

Podes aprofundar mais a tua prática quotidiana e trazer Reiki para o teu dia-a-dia com o livro Reiki é Simples.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.