
Cultivar um Coração Verdadeiro
Nem sempre conseguimos dizer o que sentimos e o nosso Coração Verdadeiro chora por dentro. Por outro lado, se nos envolvermos sempre a falar sobre o que os outros fazem, também o nosso Coração Verdadeiro fica encoberto.
O que isto quer dizer na cultura oriental e na prática de Reiki?
Como cultivar um coração verdadeiro pela prática de Reiki
O poema 37 do Imperador Meiji diz:
O teu coração sincero e fiel fará comover e chorar até o coração de um deus irado.
– Imperador Meiji
A prática de Reiki é para a “melhoria do Corpo e da Mente“, assim como o Mestre Usui indicava que “primeiro cura-se o espírito e depois o corpo”. Isto significa que quando nos melhoramos interiormente, ou seja, quando a nossa Mente/Coração se encontra pura tudo em nós muda, assim como a nossa percepção da vida.
Este Coração Verdadeiro é a harmonia, a coerência que está entre os nossos pensamentos, sentimentos e ação, fundamentados numa moral orientadora para a vida. Esta moral, na prática de Reiki é a nossa filosofia de vida assente em cinco princípios.
Assim, nas situações que sintas que vais falar mal de alguém ou queixar-te continuamente sobre as coisas e comeces a sentir que isso não é correto, reflete com os cinco princípios.
“Porque esta situação ou pessoa me incomoda? Porque sinto que não sou capaz de lidar com esta pessoa ou situação? O que tenho a aprender com toda esta questão? Como me posso melhorar para que não me afecte? Como posso ser bondoso para comigo nesta situação e com esta pessoa?
A filosofia de vida na prática de Reiki traz-nos uma profunda mudança na nossa vida e quanto mais cultivarmos e escutarmos o nosso Coração Verdadeiro, mais nos sentimos presentes e fluídos na nossa própria existência.
Podes ler mais sobre os Poemas do Imperador Meiji em Reiki, Guia para Uma Vida Feliz.
|

