Filosofia de Vida,  Imperador Meiji

A sabedoria do Reiki para a atenção plena

A atenção plena é a prática de estar presente na nossa própria vida. É um dos grandes propósitos do Usui Reiki Ryoho e, para isso, o Mestre Usui trouxe-nos várias ferramentas.

A atenção plena, despertada pela sabedoria de Reiki

O Mestre Usui escolheu 125 poemas para os seus alunos refletirem nas questões que mais assombravam as suas vidas.

Estes poemas eram entoados na prática do Hatsurei Ho como forma meditativa, pois é no espaço vazio da mente que as respostas da nossa intuição se encontram.

No caso da atenção plena, podemos encontrar um conselho no poema 124:

Olha o que estás a fazer de vez em quando, porque às vezes não te apercebes de que estás a errar.

Imperador Meiji

Este poema pede-nos que estejamos presentes e conscientes em todos os nossos momentos, pois só assim, conseguimos evitar os “venenos da mente” que nos fazem surgir preocupação, inquietude, tristeza, medo, entre muitos outros.

Assim, o Mestre Usui deu-nos as ferramentas para meditar, refletir e também cuidar de nós mesmos. Se queres desenvolver a tua atenção plena, está atento, mas não com expectativa, no teu autotratamento. Observa a tua vida segundo os cinco princípios e medita com regularidade.

Quando tiveres uma questão, senta-te, tenta estar um pouco contigo, esvazia a mente e escolhe ao calhas um dos 125 poemas do Imperador Meiji que podes encontrar em A Sabedoria do Reiki.

O que esse poema te trouxe para a questão? Como te faz refletir? Assim crescemos… Só por hoje…

Podes ler mais sobre os poemas do Imperador Meiji no livro e cartas A Sabedoria do Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.