2022 - 100 anos de Reiki, Cultivar a Tolerância

Cinco práticas para o teu empoderamento

Para e porque nos precisamos sentir empoderados?

Na escola aprendemos a ler e a escrever formalmente, mas a gestão das nossas emoções é algo que é ensinado apenas na observação e vivência, na escuta do que vemos na família, círculo mais próximo e sociedade. Muitas vezes, essa observação não é a melhor para nós e acabamos por fazer como vimos fazer ou fazemos sem pensar porque o fazemos.

O empoderamento é algo que nos faz chegar a nós mesmos, à solidez do que somos, tendo por base o respeito e a valorização do ser único que somos.

Como desenvolveres o teu empoderamento pela prática de Reiki

O Mestre Usui dizia que “Nós, humanos, detemos o Grande Reiki que preenche o Grande Universo. Quão mais alto elevarmos a vibração do nosso ser, mais forte o Reiki que temos, interiormente, será”.

Esta elevação da nossa vibração, para ser duradoura, necessita de uma transformação no entendimento de quem somos. Aqui estão cinco reflexões para ti:

Reconhece a tua história de vida

Se estás aqui neste momento é porque há também uma história que vem da tua família. Contra tantas improbabilidades tu nasceste, estás aqui. Que aprendizagens te traz a tua família? Os pais, os avós…?

Reconhecer estas aprendizagens faz-nos ultrapassar limites que parecem barrar o nosso caminho.

Lembra-te quem és

E quem és tu? Como te identificas além da tua forma e do teu nome? Que qualidades tens? Que desafios existem para tu ultrapassares que te farão crescer?

Reconhece quem queres ser

E quem queres ser? Como te vens no horizonte da tua vida?

O que achas que precisas para lá chegar?

Conta a história de algo bom que alcançaste para ti

Se fazemos muito pelos outros, o que fazemos por nós? Como fizeste algo que te trouxe crescimento? Que valorização deste a ti mesmo por teres conseguido realizar isso?

O que te faz fazer coisas boas

Há muitas coisas boas que fazes na vida, não só por ti, mas pelos outros também… o que te motiva a fazê-las? O que achas que é o motor em ti que coloca isso em movimento e o que alimenta esse motor?

Quando nos sentimos empoderados, devemos saber levar aos outros também a forma de se sentirem empoderados, sabendo que cada um tem o seu tempo e o seu próprio caminho.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Angela Vêscovi

    Artigo exelente João. Muito pertinente hoje em dia que se fala tanto em empoderamento e não se fala da raiz do verdadeiro poder que é a ancestralidade e a transcendência desta! Muito bom. Gratidão 🌷

    Angela Vêscovi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.