Cinco passos para o teu voluntariado Reiki
A prática de voluntariado Reiki, na verdade, surgiu após o grande terramoto de Kanto, a 1 de Setembro de 1923. No meio de um tempo tão trágico para os habitantes de Tóquio, o Mestre Usui e os seus alunos, auxiliaram a população.
Sendo Reiki uma prática que nos traz um crescimento em humanidade, é muito natural sobressair em nós uma vontade voluntária de ajudar os outros.
Cinco passos para uma prática de voluntariado
O nível 1 de Reiki traz-te a aproximação ao cuidado do outro na família e naqueles que são mais próximos de ti, ao passo que o nível 2 começa a trazer-te a experiência de uma prática e mais ferramentas que ajudarão aqueles que não conheces. Então, como começares o teu caminho como voluntário?
1 – Mente e Coração no lugar certo
Qualquer doação pede de nós um sentido de não cobrança, ou seja, eu preciso saber e reconhecer porque quero dar e não estar à espera de algo em troca, mas na verdade, queremos sempre algo, nem que seja um obrigado. Mas e se isso não acontecer?
Por isso mesmo, faz estas questões a ti mesmo e alinha bem a tua mente e coração com o propósito da doação.
2 – Prática
Recorda-te das tuas aulas e experimenta fazer voluntariado a um membro da família ou amigo, só mesmo para experimentares como seria, fazendo de conta que não conheces a pessoa. Como será a tua abordagem?
3 – Disponibilidade
Podemos ter muita vontade para ser voluntários, mas durante quanto tempo, quantas vezes por mês?
Estas são respostas muito importantes para que não te sintas sobrecarregado. Isto irá ajudar-te a criar também uma rotina e um sentido de início e de fim para este teu projeto. Imagina que defines duas vezes por mês, durante três meses. Quando terminar, podes voltar propor mais três meses, ou o tempo que entenderes.
4 – Objetividade
Escuta as indicações que te derem, pois é necessário seguir as regras das instituições. Estamos para dar algo dentro de um propósito e não nos podemos envolver em assuntos que sejam internos das instituições. Lembra-te porque estás a praticar e a doar.
5 – Entrega
Na tua prática, recorda-te do Só por hoje… ou seja, entrega-te no que estás a fazer e está presente. Dá Reiki, isso é também partilhar harmonia, confiança gratidão e bondade, sempre com diligência.
Podes sempre contactar a Associação Portuguesa de Reiki para iniciares o teu voluntariado ou algum projeto que tenhas em mente.
Podes ler mais sobre o voluntariado em Reiki, Guia para uma Vida Pacífica e Feliz.
|