100 anos da primeira escola de Reiki
Em abril de 1922 o Mestre Usui abre a escola do seu “Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho”, ou seja, a escola que representa o Método de Tratamento pela Energia Vital do Universo de Usui, para a Melhoria do Corpo e da Mente, após o seu retiro de 21 dias no Monte Kurama em março do mesmo ano.
A primeira escola de Reiki – Tóquio 1922
O local da primeira escola de Reiki foi em Harajuko, um bairro mesmo ao lado do Meiji Jingu, o santuário do Imperador Meiji. Imperador esse que trouxe tanta influência para o nosso método. Como o Mestre Usui dizia:
Graciosamente, recebi as últimas injunções do Imperador Meiji. Para alcançar os meus ensinamentos, treinar e melhorar física e espiritualmente e andar por um caminho certo como ser humano, em primeiro lugar temos de curar o nosso espírito. Em segundo lugar precisamos de manter o nosso corpo saudável.
Mikao Usui
Esta influência do Imperador Meiji incidiu no cultivo de uma atitude que “guia a uma vida pacífica e feliz”, pela prática da reflexão através dos poemas, realizada na técnica Hatsurei Ho.
Então esta escola inicial tinha o tamanho de cerca de oito tatamis, mais ou menos 49 metros quadrados e era lá que o Mestre Usui ensinava o seu “Usui no Michi”, o caminho de Usui e aplicava Reiki. Como os tempos iniciais foram difíceis, por vezes alugava a sala ao seu amigo e aluno Eguchi.
O lema da escola do Mestre Usui era “A união do Eu, através da Harmonia e Equilíbrio”.
Com o tempo, a popularidade do seu método foi crescendo, assim como os alunos. Mas, como tudo, há que haver uma semente, e um crescer lento e sustentado. É por isso mesmo que o método de Reiki, criado por Mikao Usui, ainda hoje perdura e traz a tantos, independentemente da sua língua ou crença, uma vida pacífica e feliz.
Tudo começa com uma vontade, com uma vivência e com muito trabalho árduo, promovendo a harmonia, confiança, gratidão e bondade.
Podes ler mais sobre esta história e muitas mais da prática tradicional em Reiki Usui.
|