2022 - 100 anos de Reiki, Cultivar a Tolerância

Os ensinamentos de uma mulher, praticante de Reiki

Muitas mulheres praticaram Reiki desde o início e houve uma que se destacou no nosso mundo ocidental – Hawayo Takata.

A Mestre Takata e os ensinamentos valiosos de uma mulher

Em Maio de 1936, a Mestre Takata escreveu no seu diário:

O que foi mais que agradável foi o Sr. Hayashi me ter concedido o segredo do Shinpe Den, Kokiyu-ho e o Leiji-ho, o maior segredo da Ciência da Energia. Poderão imaginar a minha alegria ao pensar que tenho a honra e respeito para ser confiada com tal oferenda, uma oferenda para uma vida e prometi em mim mesma fazer o máximo possível por este belo e maravilhoso ensinamento que acabei de receber – eu prometo que farei o que é correto através da sinceridade, o melhor em bondade e observarei e respeitarei o ensinamento e o seu professor com o máximo de reverência e respeito.

Hawayo Takata, 1936

Ao aprender o Método de Reiki criado por Mikao Usui e a ela ensinado por Chujiro Hayashi, Hawayo Takata criou uma ponte entre o oriente e o ocidente e trouxe a todos nós a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”.

Dos imensos ensinamentos, um destaca-se, pois é tão necessário nos nossos dias:

Para se concentrar, é preciso purificar os pensamentos e meditar para deixar a energia fluir. A energia entra e flui para o corpo cerca de quatro centímetros abaixo do umbigo.

Hawayo Takata

Então, para alcançarmos o melhor da nossa prática, precisamos estar centrados. Em primeiro “purificamos” os nossos pensamentos, trazemos à mente a paz dos cinco princípios e depois, entregamo-nos à respiração, ao estar e ao fluir.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.